11 MAI 2016
Biblioteca terá oficina sobre Contos de Fadas e Formação de Leitores

O Siseb – Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo – está com inscrições abertas para um curso gratuito que será realizado em Penápolis, como tema: “A Importância dos Contos de Fadas na Formação da Personalidade Leitora”. O curso acontecerá no dia 07 de junho, uma terça-feira, das 9h às 18h, na Biblioteca Municipal “Prof. Jayme Monteiro”.
A atividade é voltada para profissionais de bibliotecas, salas de leitura, programas de incentivo à leitura, contadores de histórias, professores e demais interessados. A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente pela internet por meio do endereço: aprendersempre.org.br/calendario/. As vagas são limitadas.
O curso “A importância dos contos de fadas na formação da personalidade leitora” será ministrado pela Doutora em Artes, Ilíada de Castro. De acordo com ela, os contos de fadas tratam de verdades universais na deliciosa forma de metáforas, ensinando comportamentos, visão de mundo, espalhando consolo e esperança.
Dessa forma, a atividade tem o objetivo de apresentar os estudos realizados sobre o tema nas diferentes áreas do conhecimento; identificar os benefícios resultantes desse material tão rico de significados; entender os motivos que levaram essas histórias seculares chegarem até os dias de hoje, conservando sua importância e demonstrar o quanto contos de fadas podem influenciar comportamentos.
O conteúdo o curso aborda temas como o poder do imaginário; As origens e a estrutura dos contos de fadas; As obras de Perrault e Grimm; A simbologia dos contos de fadas, segundo diferentes interpretações; Era uma vez... uma senha para o universo mágico; Análise de contos clássicos e suas diferentes adaptações; Contos de fadas e o amadurecimento da personalidade leitora.

Biografia
Ilíada de Castro é Doutora em Artes, Mestre em Teatro e licenciada em Educação Artística, com Habilitação em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). É professora da Fundação Vanzolini, do MBA do Programa de Educação Continuada em Engenharia da Escola Politécnica da USP, do MBA da Fundação Instituto de Administração (FIA) e do Sebrae. Atua como consultora em Relacionamento Interpessoal e Administração de Conflitos. É sócia e consultora do Instituto de Desenvolvimento de Excelência Pessoal e Empresarial (Indepe).
A Biblioteca Municipal “Professor Jayme Monteiro” fica localizada na avenida Evanoé de Cunto, 326, Vila Formosa, o telefone de contato é (18)3653.4400.