Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
15 MAI 2016
Vacinação contra gripe segue até o dia 20

Seguindo o calendário do Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza prossegue até o dia 20 de maio, próxima sexta-feira. A vacinação é e importante pois previne os casos de síndrome respiratória aguda grave, provocada pelo vírus Influenza A – H1N1.
Devem ser vacinar idosos maiores de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, grávidas em qualquer período da gestação, puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto), pessoas portadoras de doenças crônicas, trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados e indígenas. A vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde, das 7h às 17h.
De acordo com o Ministério da Saúde, como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe, é fundamental realizar a vacinação no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno.

Dados
Segundo dados divulgados pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, foram vacinadas até a última quinta-feira, dia 12, 9.775 pessoas. Esses números representam 70,77% do público alvo determinado pela campanha nacional, de um total 13.812 pessoas.
Até o momento, os trabalhadores da área da saúde representaram a maior cobertura, com 97,01%, seguidos pelas puérperas com 71,58%. No caso das gestantes, foram vacinadas 1.283 mulheres.
Mais de 2 mil crianças já se vacinaram, o que representa 62,12% de um total de 3.226. Já nos idosos, apenas 5.469 se preveniram com vacina, de um total de 8.914, representando somente 61,35% do total.
A vacinação é gratuita e totalmente segura. Segundo recomendação da Organização Mundial da Saúde, cada dose da vacina Influenza é composta por três tipos de vírus inativados: Influenza A - H1N1, Influenza A - H3N2 e Influenza B.