Quinta-feira, 28 de Março de 2024
02 JUN 2016
Vacinação contra a gripe atinge 81% do público alvo

Finalizada na última terça-feira, campanha vacinou 11.255 pessoas do público alvo

Com 11.255 doses aplicadas, a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza chegou ao fim no último dia 31 de maio. Segundo dados do Serviço de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Penápolis, a Campanha atingiu 81,49% do público alvo, alcançado a meta determinada pelo Ministério da Saúde.
Entre os grupos prioritários, os trabalhadores da saúde registraram a maior cobertura vacinal com 1.353 profissionais vacinados. Em seguida, os idosos com 80,65%, puérperas (75,79%), crianças de 6 meses a menores de 5 anos (72,66%) e gestantes com 58,96%. Também foram vacinadas as pessoas portadoras de doenças crônicas.
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), além de ser baseada em estudos epidemiológicos que analisam o comportamento das infecções respiratórias em diferentes públicos.
São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
Iniciada no dia 30 de abril, o objetivo da Campanha era vacinar 80% do público alvo, para evitar a proliferação de casos de síndrome respiratória aguda grave, principalmente a causada pelo vírus Influenza A – H1N1. Cada dose da vacina Influenza é composta por três tipos de vírus inativados: Influenza A - H1N1, Influenza A - H3N2 e Influenza B.
Segundo o secretário de Saúde, Alex Marques Cruz, apesar de atingir a meta, é importante manter os cuidados para prevenir a doença.
“A medida mais simples e fundamental para evitar o contágio é manter a higiene das mãos. Lavá-las com água e sabão, usar álcool gel, tapar a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, evitar o contato das mãos com a boca e nariz. São atitudes simples que previnem a proliferação da doença”, explica o secretário.

Secom - PMP