Quinta-feira, 28 de Março de 2024
05 JUN 2016
Projeto repassa R$1,3 milhão para desenvolvimento da produção rural

Em cerimônia do Palácio dos Bandeirantes, a Agroplis foi contemplada com recursos de mais de R$590 mil, além de R$700 mil para melhorias das estradas rurais

Nesta semana, em viagem a São Paulo, o prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira (PSDB), participou a assinatura do termo de compromisso do Projeto Microbacias II que beneficiará a Agroplis – Associação dos Produtores Rurais de Penápolis. O programa repassará mais de R$590 mil, sendo R$440 mil para a aquisição de bens e serviços destinados ao uso coletivo, e R$150 mil para investimentos individuais.
Além dos benefícios para os produtores rurais, o convênio ainda prevê o repasse de R$700 mil para melhorias das estradas rurais de Penápolis. O objetivo do Programa Microbacias II – Acesso ao Mercado é melhorar o contexto da produção agropecuária, para inserção e diferenciação no mercado, e como consequência, melhorar a renda dos pequenos produtores e o desenvolvimento da agricultura paulista.
De acordo com o projeto apresentado pela Agroplis, os recursos serão aplicados na aquisição de um caminhão baú para entrega da produção de legumes, verduras e frutas, equipamentos de beneficiamentos, como lavar, processar, classificar, refrigerar e administrar, passando a dominarem mais etapas de produção, trazendo mais sustentabilidade ao grupo.
Segundo o presidente da Agroplis, Rogério Aguiar dos Reis, os recursos serão investidos na melhoria da produção agrícola local, visando à comercialização dos produtos.
“Todos os equipamentos trarão mais agilidade à produção, possibilitando o aumento da oferta de produtos e melhoria em sua qualidade, além de trazer melhor renda ao produtor rural”, explica.
O Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável Microbacias II - Acesso ao Mercado, é executado pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, por intermédio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), e da Secretaria do Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN).

Empenho
O prefeito Célio de Oliveira (PSDB) destacou a dedicação e empenho da associação em busca de melhorias para seus produtores.
“São recursos que irão incrementar a atividade agrícola, incentivando o crescimento dos produtores de nossa cidade, melhorando sua renda e oferecendo um produto de melhor qualidade para o mercado local”, afirma o prefeito.

Melhor Caminho
Ainda de acordo com Célio, o projeto do Governo Estadual ainda prevê o repasse de R$700 mil para o Programa Melhor Caminho.
“Penápolis têm cerca de 600 quilômetros de estradas rurais e esse valor será investido na melhoria dessas vias para o escoamento da produção agrícola e ainda beneficiará os moradores da zona rural”, disse.
“É possível calcular que conseguiremos atender cerca de 40 quilômetros de estradas rurais. Essa é a maior liberação de recursos do Programa Melhor Caminho para Penápolis até agora”, concluiu o prefeito Célio.