Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
08 JUN 2016
Divulgados vencedores de concurso de fotos sobre meio ambiente
Fotos vencedoras, selecionadas pelo Conselho Gestor do Daep

Na manhã de ontem (07) foram divulgados os nomes dos estudantes vencedores do Concurso de Fotografia “Meio Ambiente em Foco”, promovido pelo Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis). A solenidade de premiação ocorreu na Praça de Eventos do Garden Shopping, onde as fotografias participantes permanecem em exposição. O concurso foi voltado a estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e particulares da cidade.
Foram selecionadas e premiadas quatro fotografias, de um total de 29 inscritas. A primeira colocada foi a aluna Thalita Beneciutti Quintana, da Escola Estadual Profª Yone Dias de Aguiar.
A estudante teve como orientador o Agente de Organização Escolar Marcos Serafim Teixeira, e descreveu da seguinte forma a sua foto: “Toda forma de vida na Terra é sustentada por um ciclo. As abelhas têm o papel de polinizar as plantas, função esta de grande importância para a produção de alimentos. Elas são responsáveis pela manutenção de nossa agricultura e de todo ecossistema, e cabe a nós garantir sua preservação”.
O estudante segundo colocado no concurso foi Ian Silva Sabino, do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Anglo. O apoio ao trabalho de Ian foi da Orientadora Educacional  Ana Paula Navarro Fraga, e a mensagem do aluno foi “Preserve a vida, preserve a natureza!”.
Em terceiro lugar foram classificadas duas fotografias, empatadas: uma delas é da aluna Letícia Aparecida de Souza Silva, do 3º ano do Ensino Médio da Escola Sesi, cuja orientação foi da professora Célia Regina Filippin Soares. A descrição de Letícia sobre seu trabalho foi a seguinte: “O contraste do homem sobre a natureza – Embora o homem coloque as mãos dentro à diversidade, a natureza ainda assim demonstra sua vasta identidade”.
A outra foto empatada em terceiro lugar foi mais uma vez do aluno do Colégio Anglo, Ian Silva Sabino, do 2º ano do Ensino Médio. Nesta nova foto selecionada, a descrição do trabalho foi “Ame a natureza, não destrua, evolua”.
A seleção dos trabalhos se deu através do membros do Conselho Gestor do Daep. A aluna primeira colocada foi premiada com uma câmera fotográfica doada pela ACE – Associação Comercial e Empresarial de Penápolis. Os demais receberam lembranças e certificados de participação, assim como um banner da Semana Municipal do meio Ambiente 2016 com as fotografias estampadas.
A solenidade de premiação contou ainda com a apresentação do Coral da Associação Vila da Infância, que cantou para o público presente.

Agradecimento
A Semana do Meio Ambiente é promovida pelo Daep, Prefeitura de Penápolis, Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado, e tem o apoio do Garden Shopping e da Associação Comercial e Empresarial de Penápolis.
“Nosso agradecimento a todos que contribuíram para essa realização. Obrigado aos estudantes, professores, diretores de escolas, aos parceiros e apoiadores. Sem o engajamento de todos não conseguiríamos alcançar nosso objetivo de sensibilizar a comunidade quanto à importância de preservar o meio ambiente”, enfatizou o presidente do Daep, Edson Bilche Giroto, o Batata.

Feira e exposições
Até  amanhã, dia 09 de junho, o Daep promove uma Feira de Troca na Praça de Eventos do Garden Shopping. A Feira acontece das 10h às 12h e das 14h às 16h. A proposta é que o público possa trocar objetos entre si, como livros, CDs, DVDs, discos de vinil, plantas ou brinquedos e qualquer outro objeto que já não utiliza.
Esta é uma atitude que reduz a produção de lixo, e se baseia economia solidária.
Nestes mesmos dias e horários, ainda acontecem oficinas de leitura e de material reciclável, exposições de mudas, entre outras atividades com a participação das Bibliotecas Municipais, Serviço de Vigilância Epidemiológica, Serviço de Odontologia Municipal e Flora Tietê.