Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
12 JUN 2016
Célio recebe estudantes beneficiados pela Prefeitura para estudar na Funepe
Os estudantes bolsistas foram recebidos no gabinete; benefício oferece bolsas de 50 a 100%

Na última semana, o prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, juntamente com o secretário municipal de Educação, o professor José Carlos Pansonato Alves, o Zequinha, receberam os estudantes beneficiados pelo Programa de Concessão de Bolsas de Estudo a Alunos Matriculados na Funepe (Fundação Educacional de Penápolis). Ao todo, 19 estudantes foram contemplados com descontos de 50, 75 e 100% de benefício, após passarem por um processo de seleção.
O objetivo do encontro foi conhecer os estudantes contemplados com o projeto e destacar o propósito do programa, que visa retribuir à comunidade o apoio dado pelopoder público local para a manutenção do funcionamento daquela instituição de ensino.
“A partir da homologação do resultado do Programa de Bolsas, decidimos reunir os estudantes para explicar a trajetória que permitiu que todos eles pudessem chegar a este benefício, oferecido através dos cofres públicos. As bolsas fazem parte da contrapartida exigida pela Prefeitura pelo apoio dado na recuperação da Funepe”, explicou Célio.
O prefeito relatou aos estudantes que, em 2013, a Prefeitura de Penápolis foi procurada para auxiliar a Fundação Educacional na negociação das dívidas previdenciárias com o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), o que impediam a obtenção da Certidão Negativa de Débito (CND).
“Era um problema extremamente grave que ocasionaria o fechamento da instituição. Sem a CND, a Funepe não podia estabelecer convênios com o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), Prouni (Programa Universidade para Todos), Programa Escola da Família e nenhum outro convênio com o poder público”, recordou.
“A impossibilidade de obter esses convênios retirava toda a competitividade da instituição e, portanto, a Funepe estava fadada a fechar as portas. Havia duas opções ao poder público: assumir a dívida previdenciária ou deixar que a instituição fechasse suas portas”, disse Célio de Oliveira.

Crescimento
Ainda de acordo com o prefeito de Penápolis, o resultado deste apoio já pode ser observado no crescimento da instituição, com a implantação dos novos cursos, como Engenharia Agronômica e Educação Física, anunciado recentemente, além de novos projetos para os cursos de Direito e Medicina.
“O Programa de Concessão de Bolsas é fruto de todo este trabalho que agora podemos ver concretizado nestes 19 alunos que receberão o auxílio. Foi uma imensa satisfação receber os estudantes na Prefeitura e observar a importância deste benefício para cada estudante e suas famílias”, afirmou Célio.

Novas Inscrições
Ainda segundo o prefeito, a intenção é abrir novas inscrições para o Programa de Bolsas de Estudo em agosto, complementando as 40 bolsas disponíveis.
“A partir de agora, os estudantes terão toda confiança neste projeto e buscarão este benefício. No segundo semestre abriremos as inscrições para dar esta oportunidade a outros alunos”, concluiu.