Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
19 JUN 2016
Serviço Municipal de Ambulância atende mais de 150 por dia
Com a criação da Central de Ambulâncias, o serviço foi totalmente informatizado e reestruturado

Cerca de 150 pacientes transportados por dia. Esse é o número de pessoas que utilizam diariamente o serviço da Central de Ambulâncias da Prefeitura de Penápolis. Desde 2013, o setor passou por uma reestruturação total, que incluiu desde as instalações físicas até o atendimento direto oferecido à população. Atualmente, o serviço transporta pacientes para mais de 15 cidades, garantindo o atendimento médico dos penapolenses que precisam se tratar fora da cidade mas não têm como custear suas viagens.
Segundo informou o prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, para reestruturar o Serviço Municipal de Ambulâncias, inicialmente foi feita a transferência do setor para um local adequado.
“Antes o serviço funcionava em uma pequena sala no Paço Municipal, sem espaço para o atendimento individual aos usuários, nem para os servidores do setor”, conta o prefeito.
“Com a transferência para o recinto de Exposições Prefeito Jandira Trench, a Central de ambulância passou a ter uma estrutura adequada para os motoristas, usuários, além de um estacionamento mais amplo para as viaturas”, explica Célio.

Informatização
De acordo com o secretário municipal de Saúde de Penápolis, Alex Marques Cruz, uma das melhorias mais significativas para o setor foi a informatização do agendamento das viagens.
“Hoje temos um cadastro de cada paciente que utiliza o serviço, com todos os seus contatos. O agendamento das viagens é feito neste sistema, o que reduz eventuais problemas, como acontecia no agendamento manual”, afirma Alex.
Ainda segundo o secretário, desde a informatização o atendimento aos usuários foi reduzido para no máximo 1 minuto.
“Hoje não há necessidade da pessoa se deslocar até o setor para agendar a sua viagem. Isso pode ser feito por telefone, por e-mail e até mesmo pela rede social via Facebook, trazendo comodidade ao paciente. Hoje não temos mais filas no setor”, destaca.

Avaliação
O prefeito Célio de Oliveira acrescenta que com a organização e modernização, o serviço passou a ser muito bem avaliado pelos usuários.
“Hoje temos um retorno bastante positivo dos pacientes que utilizam o serviço que sempre enfatizam os cuidados e a responsabilidade dos motoristas”, frisa Célio.
Uma dessas pessoas é a autônoma Luzia dos Santos Dejato, que acompanha sua filha Lailana Santos de Oliveira em diversas viagens a São Paulo.
“Utilizamos a ambulância por 2 anos, por diversas vezes. Viajamos com motoristas diferentes e não temos o que reclamar de nenhum deles. Sabemos que, mesmo com as dificuldades do setor, eles se esforçam para fazer o melhor para o paciente”, contou Luzia satisfeita.
O auxiliar administrativo Luiz Antonio Soares Dinardi também compartilha da mesma opinião.
“Sou imensamente grato ao setor, não tenho o reclamar das viagens que faço frequentemente para São Paulo, principalmente pelos cuidados dos motoristas com as questões de segurança”, explica Luiz Antonio.
“Ficamos tristes com as dificuldades enfrentadas pelo Serviço de Ambulância, pois sabemos que é necessária a renovação da frota, por causa das longas distâncias percorridas. O desgaste é grande. Pedimos que todas as autoridades deste país olhem com carinho para este tipo de serviço e invistam na doação de mais ambulâncias para Penápolis”, conclui.

Viagens
Segundo dados da Central de Ambulâncias, diariamente são realizadas viagens para cerca de 15 cidades. Araçatuba, São José do Rio Preto, Promissão, Buritama, Catanduva, Marília, Bauru, Ribeirão Preto, Campinas, são alguns dos destinos dos pacientes. Diariamente, ainda é feito o transporte para as cidades de Jaú, Jales, Fernandópolis e Barretos.
O secretário de Saúde, Alex Cruz, explica que o transporte é feito em veículos próprios da Prefeitura de Penápolis e por empresas terceirizadas, contratadas mediante licitação pública.
“Dependendo da quantidade de pacientes, o transporte é feito por empresas de transporte terceirizadas, pois a Prefeitura não dispõe de micro-ônibus e ônibus para este fim. Para cada viagem, a empresa recebe uma relação de nomes dos pacientes, o local de embarque e o de atendimento para que não aconteça nenhum problema”, explica.
O secretário ainda revela que, apesar da renovação da frota, há um grande desgaste dos veículos.
“Quando assumimos em 2013 a frota de veículos estava bastante sucateada, mas conseguimos uma renovação com a aquisição de 9 veículos novos. Ainda sim, há um grande desgaste, pois as ambulâncias percorrem longas distâncias diariamente”, ressalta o secretário.