Sexta-feira, 29 de Março de 2024
07 OUT 2016
Campanha Hepatite Zero acontece neste final de semana

Nos próximos dias Penápolis realizará a Campanha Hepatite Zero, com o objetivo de diagnosticar e conscientizar a população sobre a Hepatite C. A Campanha é realizada em uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde, SAE – Serviço Ambulatorial Especializado DST/HIV/Aids/Hepatite virais e o Rotary Club de Penápolis.
No sábado, dia 08, a campanha será realizada em frente ao Santuário São Francisco de Assis, das 08h às 13h. Já no domingo, dia 09, a equipe se concentra no Garden Shopping, das 07h às 15h.
Nestes dias, serão realizados exames para diagnosticar a Hepatite C. O objetivo da campanha é realizar cerca de mil exames.
Segundo a coordenadora do SAE, Terezinha Rodrigues, o exame é bastante simples, com diagnóstico rápido.
“A realização do teste é muito simples, apenas com uma punção digital, ou seja, um pequeno furo no dedo. O resultado fica pronto em 15 minutos”, explica ela.
Ainda segundo a coordenadora, todos os casos positivos serão encaminhados para tratamento gratuito na rede pública, com uma equipe especializada de enfermeiros e médicos do SAE – CTA (Serviço Ambulatorial Especializado – Centro de Testagem e Aconselhamento DST/HIV/Aids/Hepatite virais).
Vale lembrar que todo o processo de teste, diagnóstico e tratamento é feito de maneira individual e sigilosa.

Hepatite C
A Hepatite C pode ser transmitida por transfusão de sangue; compartilhamento de material para uso de drogas, higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou para confecção de tatuagem e colocação de piercings.
Ainda pode ser transmitida, de forma mais rara, pela mãe infectada para o filho durante a gravidez e pelo sexo sem camisinha com uma pessoa infectada (mais rara).
“Por se tratar de uma doença silenciosa, com poucos sintomas, o diagnóstico precoce da hepatite amplia a eficácia do tratamento. Apesar de raro, as pessoas com Hepatite C podem apresentar cansaço, tontura, enjoo ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras”, alerta Terezinha.

Procure o SAE
Quem não puder participar da campanha neste final de semana, pode procurar o SAE – CTA. No local são realizados os testes para sífilis, HIV e hepatite B e C.
O Serviço está localizado na rua Anchieta, 540 – Centro, aos fundos da Clínica de Especialidade.
O atendimento é feito de segunda a sexta, das 07h às 11h e das 13h às 16h. Mais informações pelo telefone (18)3654.2322.