Sexta-feira, 29 de Março de 2024
11 OUT 2016
RecaPenápolis investe mais R$640 mil em recuperação de ruas e avenidas
O Residencial Palmares foi totalmente recuperado pelo projeto RecaPenapolis

Nos últimos meses, a Prefeitura de Penápolis investiu cerca de R$640 mil, com recursos próprios, na recuperação de vias públicas da cidade. Foram executados mais de 22 mil metros quadrados de recape asfáltico, executado pela equipe de Secretaria Municipal de Obras e Serviços.
Uma das regiões da cidade que foi totalmente recuperada é o Parque Residencial Palmares. As ruas Primo Saccochi, Jerônimo Marques da Silva, Joaquim Henrique Fernandes e Antonio Olegário Foizer foram recapeadas, totalizando 3.680 metros quadrados de melhoria.
Outra via recuperada foi a Estrada do Mineiro. O trecho de 300 metros, localizado em frente ao Ceim Anália Braga Pereira Braz e ao Clube Banespinha, estava em estado precário de conservação, necessitando deste tipo de manutenção. Por esta razão, foram executados pela Secretaria de Obras cerca de 3 mil metros quadrados de recape.
A Prefeitura Municipal também recapeou aproximadamente de 4 mil metros quadrados do asfalto existente na rua do Pereirinha. Trata-se de uma rua com grande fluxo de veículos, diariamente.
Segundo o secretário municipal de Obras, engenheiro Dirceu Araújo do Valle, o objetivo do Projeto RecaPenápolis é recuperar a malha viária da cidade, priorizando as passagens em piores condições.
“Temos um cronograma com a programação do Projeto RecaPenápolis, onde elencamos as vias que necessitam mais urgentemente de recape. Assim, estamos priorizando as que se encontram em estado de conservação mais deficiente”, explica o engenheiro Dirceu.
“A avenida Santa Casa, em seu trecho que passa pelo Bairro Planalto, era uma dessas ruas em estado mais crítico. Desta forma, a Secretaria de Obras executou o recape em 3.600 metros quadrados da avenida, nas proximidades da Unidade de Saúde Macro IV.
No Jardim Eldorado, a avenida Euclides Garcia do Nascimento também foi recuperada. Neste caso o trecho beneficiado fica localizado entre as ruas Irmãos Chrisóstomo de Oliveira e Irmãos Buranello, passando em frente à Unidade de Saúde Macro I. No total, foram 4 mil metros quadrados recapeados.

Mais locais beneficiados
Ainda foram recapeadas a rua José Faustino, no bairro Portal dos Faveiros (3.600 metros quadrados); a avenida Manoel Duran, no bairro Cidade Jardim (2 mil metros quadrados) e a rua Jesuíno Viana de Camargo, no bairro Parque Monreal (1.800 metros quadrados), além da avenida Isabel Manzano, na Vila Martins.
O prefeito Célio de Oliveira explica que existem muitos outros locais que necessitam desta melhoria, mas a falta de recursos do município impossibilita a recuperação de todas as vias ao mesmo tempo.
“Sempre relato à população que para recuperar toda a cidade, precisaríamos de um investimento de mais de R$15 milhões. Ainda há muito a se fazer, mas precisamos ter prioridades na administração pública. A verba é uma só e precisamos direcioná-la para setores de primeira necessidade para a população, como Saúde e Educação. Por isso fazemos o recape aos poucos”, esclarece ele.
“Sendo assim, buscamos convênios com os Governos Estadual e Federal para obter os recursos necessários na área de infraestrutura urbana. Temos já liberado um convênio de R$1,2 milhão que beneficiará ruas de grande fluxo como a avenida Olsen, a avenida Santa Casa, ruas Anchieta e Antonio Define, um novo trecho da Rua do Pereirinha, dentre outros locais. Em breve haverá liberação do dinheiro”, conclui o prefeito.