Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
30 OUT 2016
Finados: Vigilância alerta sobre cuidados com criadouros em cemitérios
Vigilância orienta aos visitantes que fiquem atentos às embalagens plásticas e enfeites que possam acumular água

Com a proximidade do Dia de Finados, os cemitérios recebem grande quantidade de visitantes. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Vigilância Epidemiológica, faz um alerta a estes visitantes sobre os cuidados com criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.
Vasos, enfeites plásticos, embalagens podem acumular água e se transformar em criadouros do mosquito Aedes aegypti. Para evitar este problema, o Serviço de Vigilância Epidemiológica realiza no próximo dia 02 de novembro, Dia de Finados, uma campanha de orientação na Necrópole Municipal de Santa Cruz e na Necrópole Jardim da Paz. A iniciativa conta com o apoio dos atiradores do Tiro de Guerra - 02027.
Segundo informou o chefe do Serviço de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, Vlademir Marangoni, os vasos sem furos, enfeites e embalagens plásticas acabam se tornando focos para a proliferação do mosquito.
“No último mês de setembro, a Vigilância efetuou uma grande limpeza no cemitério eliminando todos os criadouros. Foram retiradas mais de 10 toneladas de detritos que, principalmente neste período de calor e chuvas, poderiam se tornar criadouros para o Aedes. É fundamental que a população nos ajude nesta tarefa, colaborando durante suas visitas ao cemitério”, explica.

Orientações
Ainda segundo Marangoni, os visitantes devem ficar atentos para retirar as embalagens plásticas e recipientes que possam acumular água. “Alguns dos grandes problemas são as embalagens plásticas e enfeites que envolvem os vasos de flores naturais”, alerta.
Marangoni ainda orienta que no caso de vasos fixos, o ideal é que as pessoas depositem apenas flores artificiais, cimentando até a borda superior. Também é recomendado ainda providenciem furos no fundo dos recipientes para escoamento da água que por ventura se acumule no vaso.
“Os cuidados com a proliferação do mosquito Aedes aegypti devem ser feitos diariamente. Além da dengue, temos a chikungunya e o zika vírus, doenças graves que também são transmitidas pelo Aedes, por isso, não podemos nos descuidar. Vivemos um período de muito calor e chuva, época ideal para a acelerada reprodução do inseto”, finaliza.

Secom - PMP