01 NOV 2016
Biblioteca realiza exposição em homenagem a Cora Coralina
A exposição é ambientalizada em cenário de uma casa, com cozinha e quarto, como se fosse a casa da poeta

Exposição “O Prato Azul-Pombinho” ficará aberta a visitação gratuita de 04 a 20 de novembro

Em homenagem à consagrada poeta brasileira Cora Coralina, que em sua trajetória escolheu a cidade de Penápolis para residir durante cinco anos, a Biblioteca Municipal “Prof. Fausto Ribeiro de Barros” realiza a exposição “O Prato Azul-Pombinho”, em alusão a uma de suas obras literárias e que conta um pouco da rica história de vida de Cora Coralina, em especial, o período em que viveu em nossa cidade.
A exposição acontecerá em espaço que recebe o nome da escritora, a Sala Cora Coralina (anexa à Biblioteca Municipal), e será uma exposição ambientada com cenário de uma casa, com cozinha e quarto, como se fosse a casa da poeta. Também haverá diversos banners com fotos de escritora e poemas. Além disso, o visitante poderá contemplar uma audição de alguns poemas de Cora Coralina.
De acordo com a bibliotecária Solange Chótolli, as visitas serão monitoradas, seguindo um roteiro de atividades, para que todos possam conhecer e entender um pouco sobre a vida e obra desta importante poeta brasileira.

Roteiro de visitação
Como introdução, será apresentado aos visitantes um pouco da vida de Cora Coralina e alguns dos fatos mais marcantes em sua trajetória, especialmente durante os anos em que a poeta residiu em Penápolis, de 1935 a 1940.
Além da ambientalização da casa de Cora Coralina, a exposição conta também com os esboços (imagens digitalizadas) das ilustrações da obra “O prato azul-pombinho”, de Cora Coralina. O livro foi ilustrado por Lúcia Hiratsuka, que gentilmente cedeu seus esboços para a exposição.
Na sequência, os visitantes assistem um vídeo de animação chamado “A infância de Aninha”, da cineasta Rosa Berardo. O curta metragem tem duração de 10 minutos e conta sobre a infância de Cora Coralina, que tinha apelido de Aninha quando criança.
Depois haverá a contação da história “O prato azul-pombinho”, por Delva Parpinelli.
No encerramento, os visitantes serão convidados a ler alguns poemas de Cora Coralina.
As escolas e demais grupos que desejam prestigiar a exposição com visita monitorada, devem fazer o agendamento na Biblioteca.

Serviço:
Exposição “O Prato Azul Pombinho”
Período: 04 a 20 de novembro (segunda a sexta-feira, das 8h às 18h).
Local: Sala Cora Coralina (Praça 9 de Julho – anexa à Biblioteca Municipal “Prof. Fausto Ribeiro de Barros”)
Público alvo: crianças a partir dos 10 anos, adolescentes e adultos
Agendamento de grupos pelo telefone (18)3652.5691.

O Prato Azul-Pombinho

É uma obra da escritora brasileira Cora Coralina. A história fala do último prato de porcelana chinesa de um antigo jogo de jantar, com 92 peças, que pertencera à bisavó de Cora Coralina. No texto, a autora rememora a infância, quando ouvia, com base nas figuras existentes na porcelana, a história da princesinha Lui e seu namorado plebeu, cujo romance era rejeitado por todos.
O contar e recontar da história deu-lhe novos componentes, e também foram acrescidos os devaneios de Aninha - apelido pelo qual Cora Coralina era conhecida. Certo dia, sem saberem como nem por quê, o prato se quebrou, e a menina, principal suspeita, é condenada a andar com um caco de porcelana pendurado ao pescoço, conforme costume daqueles tempos.
Em “O Prato Azul-Pombinho”, a graça do texto se reflete perfeitamente nas ilustrações, aproximando ainda mais Cora Coralina do universo infantil. Na última página do livro, a Lúcia Hiratsuka confessa que, ao receber o poema de Cora Coralina para ilustrar, decidiu conhecer a casa e o lugar onde viveu a doce poeta de Goiás para, assim desenvolver melhor seu trabalho.