Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
08 NOV 2016
Saúde realiza palestra de orientação para alunos da Escola João Sampaio
Palestra abordou o tema sexualidade na adolescência, discutindo sobre gravidez precoce e DSTs

Sexualidade, gravidez precoce, doenças sexualmente transmissíveis. Estes foram os assuntos discutidos pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis com os alunos da Escola Estadual João Teixeira Sampaio, localizada no bairro Pereirinha.
A palestra, ocorrida na última sexta-feira (04), teve como tema “Adolescência e Sexualidade”. Seu objetivo foi esclarecer os jovens e orientá-los sobre dúvidas e conflitos que surgem nesta fase da adolescência.
A iniciativa foi organizada pelas agentes de saúde Chrisley Maurício e Regiane Alonso, e pela técnica de enfermagem Luana Fragali, da Unidade Básica de Saúde do Jardim Tropical. A palestra teve ainda a participação da equipe do SAE (Serviço Ambulatorial Especializado DST/HIV/Aids/Hepatite Virais) e da equipe do Moveca (Movimento Vestindo a Camisa contra a Aids).
Durante a realização foram apresentados temas como promoção e prevenção à saúde, as mudanças biológicas e psicossociais no corpo dos adolescentes, gravidez precoce, doenças sexualmente transmissíveis, métodos contraceptivos, entre outros. Os estudantes também puderam tirar suas dúvidas sobre o tema.
Segundo o secretário de Saúde, Alex Marques Cruz, o intuito da palestra, além de orientar os jovens, é aproximá-los das unidades de saúde.
“Durante esta ação, a equipe apresentou aos jovens a estrutura de atendimento que está à disposição para recebê-los, em atendimentos e esclarecimentos”, explicou ele.
“A equipe da Secretaria de Saúde apresentou aos jovens o que é oferecido pela rede pública municipal de forma gratuita, como o atendimento médico nas especialidades ginecologia, pediatria, clínica geral, entre outras. A rede pública também oferece métodos contraceptivos, testes de gravidez, HIV, sífilis e hepatite”, destacou o secretário Alex.

Secom - PMP