Quarta-feira, 17 de Abril de 2024
20 NOV 2016
Centro de Reabilitação Intelectual e Auditiva já atende em Penápolis
Para o atendimento do Centro de Reabilitação, a Apae ampliou o prédio e implantou novas salas

Unidade foi conquistada junto ao Ministério da Saúde após pleito da Prefeitura e Apae

Penápolis já conta, em pleno funcionamento, com um Centro Especializado em Reabilitação Intelectual e Auditiva (CER II). Com capacidade para atender até 350 pacientes por mês, o serviço é oferecido gratuitamente nas dependências da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). O atendimento desta unidade é referência neste tipo de serviço para 40 municípios da região Noroeste do Estado de São Paulo.
A implantação do Centro de Reabilitação foi conquistada em 2014, junto ao Ministério da Saúde, após um pleito da Prefeitura Municipal em conjunto com a direção da Apae. Após o trâmite para a efetivação do convênio, a Apae iniciou as atividades do Centro em maio deste ano. Até então, a única referência para este tipo de atendimento era o Hospital Ritinha Prates, de Araçatuba, que não conseguia atender toda a demanda de pacientes da região.
Segundo informou o diretor presidente da Apae, Fernando Vieira Borges, este atendimento de habilitação e reabilitação clínico-funcional já era realizado em menor escala pela instituição, e por isso foi possível ampliá-lo e aperfeiçoá-lo.
“A Apae já contava com uma equipe especializada neste atendimento, mas com a conquista do CER pudemos ampliá-lo a toda a população de Penápolis e da região”.
“Com o CER aprimoramos o atendimento que já era realizado, além de ampliar e diversificar este trabalho, dando oportunidade àquelas pessoas que não contavam com atendimento especializado”, destaca o diretor presidente da Apae.

Estrutura
A diretora administrativa da Apae, Iara Alves de Lima, explica que a equipe especializada do CER é composta por médico psiquiatra, médico otorrinolaringologista, fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e neuropsicóloga, além de toda equipe já existente na Apae.
“Para atender estes novos pacientes, a Apae fez uma adaptação e ampliação no prédio para que fossem instaladas novas salas de atendimento médico e técnico, além de uma sala para a realização de exames auditivos”, afirma.
Para a manutenção do atendimento, a Apae recebe um repasse mensal do Ministério da Saúde. Porém, os valores que seriam investidos nos equipamentos especializados não foram liberados pelo Governo Federal, em virtude da crise financeira enfrentada pelo país.
Assim, parte dos equipamentos necessários para os atendimentos foram adquiridos pela instituição com recursos próprios, provenientes de eventos e campanhas beneficentes. Outros equipamentos devem ser adquiridos em breve para complementar o atendimento oferecido.

Avanço
O prefeito Célio de Oliveira destacou que a implantação do CER II é um imenso avanço na área da saúde para o atendimento de pessoas com deficiência.
“Penápolis é pioneira neste projeto. Somo referência para uma região com mais de 250 mil habitantes que poderão usufruir gratuitamente deste serviço”, enfatiza o Célio.
“Este projeto complementa o trabalho que já era realizado, e que já era uma referência de administração e competência para todas as Apaes do país. Hoje nós temos aqui um Centro que é referência para a reabilitação da pessoas com deficiência intelectual e auditiva”, orgulha-se o prefeito