Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
20 NOV 2016
CER oferece estrutura e profissionais especializados
O teste da orelhinha é feito gratuitamente em todos os bebês nascidos na cidade para detectar alterações auditivas

O Centro Especializado em Reabilitação Intelectual e Auditiva – CER II tem capacidade para atender mensalmente 200 pacientes com deficiência intelectual e 150 pacientes com deficiência auditiva. Os interessados em uma avaliação e tratamento devem ser encaminhados para a entidade a partir das unidades básicas de saúde da cidade.
“Quando o paciente passa por atendimento em um posto de saúde e o médico detecta alguma alteração, este paciente é encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde, responsável pelo agendamento. Este agendamento é feito através da Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde)”, detalha a diretora administrativa da Apae, Iara Alves de Lima.
A partir da avaliação e do diagnóstico, o paciente terá o suporte para o tratamento com os profissionais de fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, neurologia, otorrinologia e psicologia.

Testes
O CER também é responsável pela realização dos testes da Orelhinha e Linguinha. Todas as crianças nascidas na Santa Casa de Misericórdia de Penápolis já realizam o exame gratuitamente pela Apae. O Teste da Orelhinha detecta problemas auditivos em recém nascidos, permitindo que o tratamento seja realizado o mais rápido possível. O teste também pode ser feito em crianças até 12 anos.
“O Teste da Linguinha detecta eventuais problemas na fala, como a conhecida ‘língua presa’, que pode prejudicar a amamentação e o desenvolvimento da fala. Todas as crianças nascidas aqui em Penápolis passam por estes testes que são bastante simples, mas extremamente importantes para detectar alterações da forma mais precoce possível”, alerta a diretora.

Secom - PMP