Quinta-feira, 28 de Março de 2024
22 NOV 2016
Biblioteca Jayme Monteiro oferece serviço online gratuito

Já está em funcionamento, na Biblioteca Municipal "Prof. Jayme Monteiro", o projeto Agenda Cidadã. A iniciativa oferece à população uma plataforma digital com diversas informações sobre serviços, lazer e inclusão digital. O projeto Agenda Cidadã foi conquistado através do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Secretaria de Estado da Cultura.
O projeto Agenda Cidadão é oferecido gratuitamente em cinco microcomputadores da Biblioteca, visando oferecer um serviço especializado de acesso a informações que contribuam com a qualidade de vida da comunidade. Nesta plataforma digital, os usuários terão acesso a informações sobre a estrutura de saúde e educação do município, entre outros serviços.
O objetivo do projeto é ampliar os serviços prestados pelas bibliotecas públicas, integrá-las à comunidade e garantir acesso gratuito à internet aos usuários. Segundo a bibliotecária Solange Ruiz Chótolli, as bibliotecas são espaços que contribuem com a formação de cidadãos, por isso deve dispor da estrutura necessária para garantir acesso à informação e à leitura.
“Atualmente é impossível conceber uma Biblioteca sem que ela ofereça o acesso à internet aos seus usuários. Isso porque são as bibliotecas que podem e devem orientar os usuários a selecionarem as melhores fontes de informação disponíveis no ambiente virtual, garantindo sua formação cultural e senso crítico, para que possam ir além de uma simples busca no Google ou da participação em redes sociais”, destaca.
A plataforma digital Agenda Cidadã, assim como o acesso à internet, estão disponíveis na Biblioteca "Prof. Jayme Monteiro", de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h e das 13h às 18h. A Biblioteca está localizada na rua Ivanoé De Cunto, 326 - Vila Formosa.