Quinta-feira, 28 de Março de 2024
24 NOV 2016
Campanha “Fique Sabendo” oferece testes gratuitos de HIV

Começa nesta sexta-feira, dia 25, a Campanha “Fique Sabendo” com o objetivo de diagnosticar precocemente pessoas portadoras do vírus HIV, causador da Aids, com exames rápidos e gratuitos nas unidades de saúde de Penápolis. A Campanha segue até o dia 01 de dezembro, comemoração do Dia Mundial de Luta Contra a Aids.
Esta é uma campanha estadual, com a participação de cerca de 564 municípios. Neste período serão feitos testes rápidos em pessoas sexualmente ativas, principalmente aquelas que nunca realizaram o teste anti HIV na vida. Outra meta do programa é acessar e sensibilizar pessoas mais expostas ao HIV a fazerem o teste.
Em Penápolis, a campanha é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde através do SAE – CTA (Serviço Ambulatorial Especializado – Centro de Testagem e Aconselhamento DST/HIV/Aids e Hepatites virais) que atende os pacientes da rede pública de Penápolis e da micro região, portadores do HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.
Os testes podem ser feitos diariamente de segunda a sexta-feira, das 07h às 12h30 e das 14h às 16h30, no Serviço Ambulatorial Especializado que funciona na rua Anchieta, 540, aos fundos da Clínica de Especialidade.
Os exames também serão realizados nas unidades de saúde espalhas pela cidade, além do Moveca (movimento vestindo a Camisa) e do Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Droga).

Teste
Segundo a coordenadora do SAE, Terezinha Rodrigues, o teste de HIV é bastante simples e totalmente sigiloso.
“O teste de HIV é voluntário, individual, e todo ação de testagem é confidencial e sigilosa. O processo de testagem é muito simples, com apenas um furinho no dedo, onde se coleta uma gota de sangue, tendo o resultado em aproximadamente 20 minutos”, explica.
Caso o diagnóstico seja positivo, a pessoa terá acesso à assistência médica e ao tratamento de forma gratuita. “A Aids não tem cura, mas com o tratamento, o paciente terá uma melhor qualidade de vida. Por isso, é extremamente importante a prevenção e adotar práticas de sexo seguro, com o uso de preservativos”, enfatiza.

Casos
Segundo dados do Serviço Ambulatorial Especializado, houve aumento nos casos novos quando comparado há anos anteriores, predominando o sexo masculino, na faixa etária de 20 a 40 anos, sendo a principal categoria de exposição à sexual.
 “A partir desses dados, fica evidente que o uso de preservativos não é consistente. Mesmo com anos de epidemia e toda a informação existente, ainda registramos casos nesta faixa etária provocados pela exposição sexual sem preservativo”, alerta a coordenadora.
“Como estratégia para frear a transmissão buscamos intensificar a discussão sobre formas de prevenção,a adoção de práticas sexuais seguras e orientações sobre o início da vida sexual. A atual situação da epidemia resulta entre outros fatores do comportamento individual e coletivo”, conclui.

Confira os locais de teste de HIV:

Dia 25 de novembro: Macro III, das 14h as 16h30
Dia 28 de novembro: Macro II, das 07h30 às 11h30
Dia 28 de novembro: UBS Tóquio, das 07h30 às 11h30
Dia 28 de novembro: UBS Cidade Jardim, das 07h30 às 11h30
Dia 29 de novembro: Macro I, das 14h às 16h30
Dia 30 de novembro: Macro IV, das 14h às 16h30
Dia 01 de dezembro: Moveca, das 07h30 às 11h30
Dia 01 de dezembro: UBS Sílvia Covas, das 14h às 16h30
* As unidades básicas de saúde do Jardim Tropical e Del Rey também participarão da Campanha “Fique Sabendo” em datas que serão divulgadas posteriormente.

- SAE (Serviço de Atendimento Especializado DST/HIV/Aids)
De segunda a sexta-feira - 07h às 12h30 e das 14h às 16h30
Endereço: Rua Anchieta, 540 – fundos, anexo à Clínica de Especialidades

- Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Droga): De 25 de novembro a 01 de dezembro, das 08h às 14h