Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
27 NOV 2016
Novo Ecoponto está em construção no bairro Santa Terezinha
O novo Ecoponto já está todo cercado e já está em construção a garita de vigia

Já está em construção no bairro Santa Terezinha, mais um Ecoponto para a destinação de resíduos sólidos, como entulhos, podas de árvore e materiais recicláveis. A obra foi uma reivindicação dos moradores da região durante as reuniões do Orçamento Participativo.
O Ecoponto está sendo construído em área próxima à rua Altino Vaz de Mello, onde antigamente era a Crevisope. O diretor presidente do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), Edson Bilche Girotto, o Batata, explica que esta região era uma das áreas descobertas pelos ecopontos.
“Temos cinco Ecopontos espalhados ao redor da cidade. Esta era uma região que, até então, estava descoberta pelo serviço. Ao todo, Penápolis terá seis Ecopontos, onde podem ser descartados materiais orgânicos, como poda de árvore, pequenos entulhos de construção e materiais recicláveis”, explica.
O novo Ecoponto está sendo construído pela Emurpe (Empresa Municipal de Urbanização de Penápolis) e está orçado em R$ 30.980,61. Os materiais foram adquiridos em 2015 pelo próprio Daep no valor total de R$ 19.340,20, em um investimento total de R$ 50.320,81. O espaço é todo cercado por alambrado, conta com uma guarita e caçambas para o depósito dos materiais.
O presidente do Daep ainda destaca que na região do bairro Santa Terezinha, há pontos de descarte ilegais. “A obra tem uma grande importância para a população local uma vez que, rotineiramente, há descartes inadequados de materiais no final das ruas Augusto Pereira de Moraes e Giácomo Paro, causando transtorno e degradando o meio ambiente e isso será eliminado de vez com o funcionando desse novo Ecoponto", destaca Batata.

Estrutura
Atualmente, Penápolis conta com cinco ecopontos instalados nos bairros Cidade Jardim, Jardim Pevi, Jardim Tropical, Jardim Del Rey e Parque Industrial. Os locais funcionam diariamente das 07h às 19h, inclusive aos finais de semana. Todos os materiais depositados nos Ecopontos são recolhidos e tem destinação correta na Central de Tratamento de Resíduos Sólidos e na Corpe (Cooperativa de Recicladores de Penápolis).
De acordo com o prefeito Célio de Oliveira, os Ecopontos são um equipamento extremamente importante para a gestão de resíduos sólidos na cidade. “Os Ecopontos são a opção adequada para que os munícipes possam fazer o descarte correto de podas de árvore e entulhos. Até o final do meu governo, serão dois Ecopontos entregues para a população, sendo um na Cidade Jardim (concluído em 2014) e outro que já está sendo finalizado”, afirma.
“Os Ecopontos ainda oferecem o suporte para os carroceiros da cidade, capacitados pelo Projeto Carroceiro Cidadão. Para a realização de suas atividades, os carroceiros utilizam estes locais para o descarte correto dos materiais recolhidos pela cidade, um trabalho fundamental para a manutenção da limpeza urbana", conclui o prefeito.