Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
07 DEZ 2016
Estradas rurais receberão R$700 mil para melhorias
Produtores rurais e equipe da Secretaria de Obras se reuniram para selecionar o trecho que passará por obras

Com o objetivo de garantir o escoamento da produção agrícola, Penápolis receberá um investimento de R$700 mil para adequações em diversas estradas rurais. O recurso é proveniente do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável Microbacias II - Acesso ao Mercado, pertencente ao Governo do Estado de São Paulo. A melhoria beneficiará a Agroplis – Associação dos Produtores Rurais de Penápolis, desenvolvendo a agricultura local.
Os recursos conquistados serão investidos em melhorias nas estradas dos bairros Boa Esperança e Saltinho do Sessenta, além da Estrada do Córrego Grande.
Os trechos foram selecionados pelos produtores associados à Agroplis e pela equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços. Ao todo, serão beneficiados 12 quilômetros de estradas rurais que passam pelas propriedades dos integrantes da Agroplis.
Segundo informou o secretário municipal de Obras, o engenheiro Dirceu Araújo do Valle, o objetivo do projeto é auxiliar no desenvolvimento da produção agrícola local. “O programa oferece auxílio aos produtores rurais, para melhorar a renda e ampliar a produção. Para isso, é necessário escoar essa produção por meio de estradas rurais seguras”, afirma.
O projeto para a melhoria das estradas está em fase final, aguardando a aprovação da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral da Secretaria de Estado da Agricultura). Após a aprovação, as obras serão licitadas.
A previsão é de que as melhorias devam ser executadas até agosto do próximo ano.

Agroplis
Neste mesmo projeto, a Agroplis foi beneficiada com recursos de R$590 mil, sendo R$440 mil para a aquisição de bens e serviços destinados ao uso coletivo, e R$150 mil para investimentos individuais.
Os recursos serão aplicados na aquisição de um caminhão baú para entrega da produção de legumes, verduras e frutas, equipamentos de beneficiamentos, como lavar, processar, classificar, refrigerar e administrar, passando a dominarem mais etapas de produção, trazendo mais sustentabilidade ao grupo.
As melhorias fazem parte do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável Microbacias II - Acesso ao Mercado, é executado pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, por intermédio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), e da Secretaria do Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN).