Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
16 DEZ 2016
Cerca de 200 alunos são beneficiados com óculos na rede municipal
Neste ano o projeto ampliou o atendimento para a Educação Infantil e todas as séries do Ensino Fundamental

Foi concluída ontem (15) a última etapa do Projeto Boa Visão 2016. Cerca de 200 alunos carentes da rede municipal de Penápolis foram atendidos pela iniciativa, que é realizada todos os anos por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Lions Clube. Por meio do projeto, as crianças avaliadas e que necessitam usar óculos de grau, recebem o mesmo gratuitamente.
Neste ano de 2016 houve um diferencial dos anos anteriores. A novidade foi a ampliação do público alvo.
Segundo informou a professora Rosemary Pimentel de Souza Takano, integrante do Lions Clube e que atuou para o desenvolvimento do projeto neste ano junto ao coordenador Newton Passari, a sistemática era atingir todos os alunos das classes de 1º Ano do Ensino Fundamental. Entretanto, em 2016, o Projeto Boa Visão abrangeu também as crianças em idade de creche, pré-escola, e do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano.
“Tivemos condições de ampliar o benefício para mais crianças graças a um apoio especial que obtivemos do Instituto Ver e Viver, do Rio de Janeiro. Este instituto viabilizou o patrocínio da siderúrgica Arcelor Mittal, para custeio de grande parte dos óculos que entregamos aos alunos”, explicou Rosemary.
“Uma outra parte dos custos foi arcada pelo próprio Lions de Penápolis, com recursos que angariamos durante o ano com nossos eventos. A Ótica Objetiva, a quem agradecemos, colaborou  doando algumas armações e fazendo um preço especial na confecção das lentes”, contou.
Ela ainda explicou que no decorrer do ano, dezenas de óculos foram sendo entregues, e que a conclusão da distribuição se deu nesta quinta-feira.
“Agradecemos também ao médico oftalmologista Carlos Alberto Benetti, que graciosamente fez as consultas de avaliação com as crianças”, destacou.

Como funciona
A parceria se realiza da seguinte forma: voluntários do Lions ministram treinamento aos diretores e coordenadores de escolas para aplicação dos testes de acuidade visual em sala de aula. Estes, por sua vez, encaminham as crianças para as consultas médicas no caso de dificuldades apresentadas durante o teste de acuidade.
Se confirmada a necessidade dos óculos pelo médico, o Lions viabiliza a doação. Para isso conta com as parcerias de ópticas, que doam armações e fazem descontos no preço das lentes, que são compradas pela entidade. Este ano, houve ainda o patrocínio da siderúrgica Arcelor Mittal, via Instituto Ver e Viver.
O agendamento das consultas e o transporte das crianças ao médico e à óptica são feitos pela Secretaria Municipal de Educação.
O Projeto “Boa Visão” do Lions Club de Penápolis está em concordância com o Projeto “Visão do Saber”, criado pela Lei nº 1580/2009. Os dois têm como objetivo a realização da avaliação oftalmológica dos alunos da rede municipal de ensino.