Sexta-feira, 29 de Março de 2024
28 DEZ 2016
Impostos em atraso devem ser quitados até amanhã

Contribuintes com impostos e taxas em aberto junto à Prefeitura de Penápolis devem ficar atentos, pois amanhã (29) é o último dia do ano para o recebimento dos valores. Após este prazo, estes contribuintes serão inscritos na dívida ativa do município. No dia 30 de dezembro, não haverá expediente na Prefeitura de Penápolis, quando será realizada uma operação de balanço.
Para impostos e taxas referentes ao ano de 2016, os contribuintes podem procurar diretamente os caixas do Paço Municipal e efetuar o pagamento. Para tributos referentes a anos anteriores, basta procurar o Serviço Municipal de Rendas para que seja feita uma nova guia de recolhimento total, ou feito um reparcelamento.
Os munícipes poderão evitar novas adições ao valor final dos seus impostos aproveitando para regularizar a situação até 29 de dezembro, antes da virada do ano, o que traz acréscimos ainda maiores.
É importante que a população mantenha em dia o pagamento dos impostos, pois evita aborrecimentos futuros, como juros e multas, e a inserção no Cadastro de Dívida Ativa do Município.

IPTU 2017
Os 32 mil carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) referentes a 2017 já estão sendo distribuídos pelos agentes comunitários de saúde. O pagamento deverá ser feito somente em janeiro de 2017, por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei dos Orçamentos Públicos que impedem o recebimento de impostos de forma antecipada ao ano de referência.
O prazo para pagamento da parcela única do IPTU 2017 é até o dia 17 de janeiro de 2017, obtendo um desconto de 10%. Quem optar pelo parcelamento deverá pagar a primeira parcela do IPTU nos dias 18, 19 e 20 de janeiro de 2017, conforme especificado em cada carnê.
O imposto poderá ser quitado em todas as Casas Lotéricas, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco Santander e no Caixa do Paço Municipal.

Outros tributos
A Secretaria de Finanças informa aos munícipes que, a partir de janeiro de 2017, será feita a distribuição dos carnês de outros impostos como a Taxa de Licença; o ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) e a Taxa de Ambulante.
Para o ano de 2017, foram confeccionados cerca de 1.300 carnês de ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza), com vencimento da parcela única e da primeira parcela no dia 15 de fevereiro de 2017.
Também em janeiro, serão distribuídos, outros 5.500 carnês referentes à Taxa de Licença, com vencimento da parcela única e da primeira parcela no dia 20 de fevereiro de 2017.