Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
20 JAN 2017
Daep orienta a população para o uso racional de água

As fortes chuvas que estão caindo sobre Penápolis nos finais de tarde e madrugadas têm gerado transtornos na Estação de Captação de Água do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis). Na manhã de quinta-feira, 19, o Daep precisou, mais uma vez, desligar as bombas de captação para que a tubulação não fosse obstruída pelos sedimentos trazidos pelo Ribeirão Lajeado.
Com a diminuição das chuvas, o nível do rio baixou e foi possível reativar o sistema de bombas, e no final da manhã todo o processo de captação e distribuição de água já havia sido normalizado.
De acordo com o diretor presidente do Daep, Fábio Ricardo Ambrósio, a situação de quinta-feira foi atípica, pois na região da nascente do Ribeirão Lajeado, entre os bairros rurais de Santana e Araponga, choveu cerca de 105 milímetros em apenas duas horas, algo fora do comum mesmo em períodos chuvosos. E em contrapartida, na zona urbana de Penápolis, foi registrada uma chuva de 40 milímetros. “Todo esse volume de água chegou à Estação de Captação de Água, o que desencadeou o desligamento das bombas. No final da manhã, o nível da estação começou a baixar e a captação foi retomada”, explicou.

Alerta
Para o presidente do Daep, não há motivo de desespero ou pânico. “O nosso objetivo é alertar a população para que não haja uso excessivo de água. Muitos moradores já cumprem seu papel em economizar água, com resultados muito positivos para a cidade”, destacou.
Apesar de o Daep possuir uma quantidade segura de reserva de água e as casas também possuírem caixas d'água, é preciso que a população colabore para o uso racional de água. “Evitar o desperdício de água é importante não somente em períodos de secas, mas também quando há muitas chuvas, como acontece agora, pois pode ser necessário desligar novamente as bombas da captação”, explicou.

Barragem
De acordo com Fábio Ambrósio, mesmo que esta seja uma situação natural e atípica é possível fazer um planejamento para que seja evitada. “O que acontece no Ribeirão Lajeado é que há um grande volume de água, cerca de 1.120 metros cúbicos e o município aproveita apenas 40% desse volume total”, explicou.
“Já estamos em estudo para viabilizar a construção de uma barragem de contenção, para que essa água seja melhor aproveitada.  Porém, é um estudo que necessita de licitação e de toda uma estrutura, mas o Daep já iniciou os trâmites para que seja executada a barragem o quanto antes”, finalizou o diretor presidente do Daep.