Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
27 JAN 2017
Daep e CPFL fazem parceria para eficiência energética

Um termo de cooperação técnica foi firmado entre o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) e a CPFL Paulista para implementação de melhorias em suas atividades, visando a eficiência energética. Por meio dele serão custeadas as substituições de três conjuntos de moto-bombas na Estação de Captação de Água junto ao ribeirão Lajeado.
Graças à parceria estão previstos investimentos de R$555.358,60, sem custos para o Daep. De acordo com a legislação federal e com a regulamentação Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a concessionária de energia deve aplicar 0,5% da de sua receita operacional líquida (ROL) na realização de projetos de eficiência energética no âmbito do Programa de Eficiência Energética da ANEEL.
O referido termo de cooperação tem vigência de 12 meses. As ações originadas a partir dele são voltadas à eficiência no uso de energia elétrica, procurando atingir economia em razão da redução do consumo, gerando também um aumento na confiabilidade dos sistemas de bombeamento contemplados.
Na última segunda-feira (23), representantes da empresa ACE Energia Ltda, contratada pela própria CPFL, iniciaram o trabalho por meio da instalação de medidores de vazão na Estação de Captação de Água. Estes medidores vão monitorar o volume de água captado, possibilitando a elaboração de um diagnóstico técnico e o projeto técnico definitivo das melhorias a serem feitas.
De acordo com o projeto, serão instalados três conjuntos de moto-bombas em substituição aos já existentes, uma vez que estes estão com baixo rendimento energético. Além disso haverá a implantação de sistemas automatizados que permitirão redução do consumo de energia para a atividade de captação de água.
Com a troca das três bombas atuais existe a previsão de economizar energia elétrica na escala de aproximadamente R$92milpor ano.
Para a CPFL Paulista os benefícios chegam através da conscientização dos clientes quanto ao uso inteligente da energia elétrica. Na sociedade os efeitos vêm através da disseminação dos conceitos de eficientização energética e a redução do desperdício, fatos que consequentemente possibilitam economia na realização de novos investimentos de expansão do sistema elétrico.
Uma reunião para apresentação de detalhes deste projeto foi realizada na última segunda-feira nas dependências do Daep, com a participação do prefeito interino de Penápolis, Rubens de Médici Ito Bertolini; do presidente do Daep, Fábio Ricardo Ambrósio; do consultor de negócios da Divisão de Relacionamento Poder Público e Grupo A da CPFL Paulista, Kleber de Almeida Araujo; e do engenheiro Júlio Pereira Ramos, representando empresa ACE Energia Ltda (contratada da CPFL Paulista).