Quinta-feira, 28 de Março de 2024
25 FEV 2017
Educação faz balanço e avalia primeiros 50 dias de atuação

Completando 50 dias de governo, a Secretaria Municipal de Educação fez um balanço das principais ações executadas neste período. Segundo a secretária da pasta, Maria Teresa Monteiro Coimbra, gerir o setor é um desafio diário, principalmente pela falta de oportunidade de uma transição entre as gestões.
“A possibilidade de uma transição pautada na harmonia e no diálogo facilitaria a organização, o planejamento e a valorização do que foi feito na gestão anterior, pois todo esforço e comprometimento daqueles que atuam na gestão da Secretaria e das unidades escolares ficará como um legado para o futuro”, afirma a secretária.
Ainda segundo Maria Teresa, o valor limitado de recursos, diante dos investimentos necessários e o tempo para se diagnosticar e planejar metas tornam-se fonte de um grande desafio.
“Para que o caminho possa ser percorrido foram tomadas decisões emergenciais que geraram economia sem prejuízo para o sistema. Reorganizamos o organograma da secretaria, tendo permanecido uma supervisora para o sistema todo, a Diretora do Ensino Fundamental encampou como sua responsabilidade a direção dos Cmeis e colocamos uma estagiária, que atuava no atendimento ao balcão, a disposição”, explica.
Também foi realizada uma avaliação da demanda de atendimento aos alunos. “Com o objetivo de minimizar o número de pagamentos com substituições, o que neste momento faz diferença diante da folha de pagamento, solicitamos o retorno para o quadro, professores que estavam atuando em outros seguimentos da área de educação”, esclareceu a secretária.
“Em relação ao contrato com o Sistema Sesi de Ensino, fizemos a opção de permanecer com o mesmo já que não houve tempo para uma discussão com os professores a respeito da utilização do material na rede”, finalizou.

Confira as principais ações da Secretaria Municipal de Educação:

- Levantamento do estoque de uniforme e tênis: havia no estoque aproximadamente 5900 itens que serão direcionados aos alunos. Será realizada a compra para complementação dos itens necessários para o ano 2017.

- Abertura de uma sala de 1º ano na Emef Joana Helena para atendimento de demanda reprimida.

- Com as matrículas, foi possível atender 500 novas crianças nos Ceims.  Ainda há uma demanda reprimida de 250 crianças que aguardam em uma lista de espera. Seguindo a Lei nº 2155 de novembro de 2016, a lista de espera foi divulgada em todas as Unidades de CEIM, no site da prefeitura, e em cópias para Câmara Municipal e Promotoria.

- As Diretoras da Educação Infantil e Ensino Fundamental junto com suas respectivas coordenadoras pedagógicas realizam visitas nas unidades escolares para levantamento das necessidades, inclusive verificando junto com a equipe escolar número de vagas remanescentes para novas matriculas.

- Mudanças feitas no Núcleo Interdisciplinar da Secretaria Municipal de Educação: reuniões semanais entre os profissionais (psicóloga, pedagoga, fonoaudióloga e psicopedagoga) para intervenções relacionadas aos casos de alunos encaminhados pelos professores; reformulação dos encaminhamentos de alunos garantindo a devolutiva aos professores; parceria com a saúde através do CER (Centro Especializado em Reabilitação) para avaliações e atendimentos terapêuticos multidisciplinares.

- Período de planejamento, nos dias 01, 02 e 03 de fevereiro com momentos de estudo, período para organização das salas de aula e formação com profissionais do Sesi para professores.

- Visualizando a necessidade de ampliar o atendimento em período integral para alunos da Emef Elza Nadai, houve uma organização do Cmei Planalto e o oferecimento de transporte no horário de almoço para que estes alunos tenham acesso a estas unidades, podendo ser atendidos em período integral.

- Ainda em relação ao transporte, o chefe do serviço não tem medido esforços para garantir transporte de qualidade para os alunos do município, atualmente são transportados aproximadamente 1200 alunos.

- Zeladoria: foi observado que havia vários contratos com zeladores das unidades escolares que precisavam de atualizações, aproveitando o momento destas renovações propusemos conversas individuais com os zeladores para conscientização das necessidades de atuação dos mesmos junto aos cuidados com as unidades.

- Para inauguração do Ceim Dráuzio Ferreira, no bairro Gualter Monteiro aguardamos processo licitatório para compra de equipamentos e utensílios. Nesta Unidade serão abertos dois grupos de Berçário I, dois grupos de Berçário II, dois grupos de Maternal I e um grupo de Maternal II, totalizando atendimento a 65 crianças.

Secom - PMP