12 MAR 2017
Presidente faz balanço de 2 meses à frente do Daep

Após dois meses na direção do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), o presidente Fábio Ricardo Ambrósio fez um balanço das principais ações, desafios e projetos para o desenvolvimento da autarquia e do saneamento básico do município.
Segundo o presidente, um dos principais desafios desses primeiros meses foi identificar todas as dificuldades, problemas e projetos em andamento para resolvê-los e dar continuidade ao trabalho.
Para isso, foram realizados encontros com o Presidente e todos os setores do Daep para colher informações que facilitem a tomada de decisões nas diversas demandas existentes na gestão. A iniciativa faz parte do Planejamento Estratégico da autarquia e, através destas demandas, serão definidas as prioridades das ações.
“Neste primeiro momento, contamos com a colaboração dos servidores de todas as categorias para definirmos como será o futuro do Daep e do saneamento básico da cidade. Apesar das dificuldades, os funcionários estão bem unidos para dar continuidade ao trabalho”, afirma Fábio.

Projetos
Ainda de acordo com o presidente, o Daep possui alguns projetos que são a prioridade de sua gestão. Um deles é o início da construção do Reservatório do Pereirinha, além de investimentos da Estação de Tratamento de Água e de Esgoto. Outro projeto é construção de uma barragem no Ribeirão Lajeado para ampliar a captação de água e garantir o abastecimento da cidade pelos próximos 40 anos.
“Investir em saneamento básico é evoluir em saúde pública. A cada R$1,00 investido em saneamento, temos uma economia de R$4,00 em saúde pública. Por isso, temos que manter os investimentos e o desenvolvimento do Daep”, explica o presidente.
O presidente ainda explica que o seu objetivo é trocar toda a rede antiga de distribuição de água. “O centro da cidade e a região dos bairros Vila Fátima, Eldorado e Jardim Brasília têm tubulação muito antiga, que pode prejudicar a qualidade da água que é distribuída à população. É um investimento alto, de cerca de R$ 50 milhões, mas extremamente necessário”, afirma.
Outra melhoria já em fase final de conclusão é a modernização da Estação de Tratamento de Esgoto. Com o investimento de R$2 milhões, está sendo instalada uma caixa de areia mecanizada que evitará o assoreamento da lagoa de tratamento.
“Esse sistema de filtragem faz a retirada de sólidos e de areia do esgoto que chega à estação. Este é um tratamento preliminar e que evitará que a lagoa seja assoreada com os resíduos sólidos e vegetais”, finaliza.

Secom - PMP