Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
24 MAR 2017
Participantes são orientados sobre economia de água e prevenção de doenças

Durante a distribuição dos kits nas Hortas Comunitárias dos Jardins Tropical e Tóquio, os participantes do projeto Horta Comunitária receberam orientações do Serviço de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura e do Centro de Educação Ambiental do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis).
Na ocasião, a pedagoga do CEA, Fernanda Marin Campachi, abordou a questão do uso racional da água e do consumo consciente nas atividades diárias nas hortas comunitárias. “Os usuários das hortas devem ficar atentos para economizar água durante a irrigação e evitar desperdícios”, explica Fernanda.
A pedagoga do CEA também orientou as famílias participantes do projeto a observarem se há vazamentos nas torneiras ou canos danificados que podem alterar o consumo da água.
Já a encarregada do Serviço de Vigilância Epidemiológica, Lucimari Domingues Oliveira, falou sobre a importância do mutirão para retirada de entulhos que são focos de criação do Aedes aegypti que provocam dengue, chikungunya, zika e febre amarela.
“Precisamos que todos se mobilizem em manter a limpeza e organização das hortas. Qualquer recipiente que acumule água deve ser descartado e os canteiros devem ser limpos frequentemente evitando o acúmulo de matéria orgânica que serve como criadouro para o mosquito palha, transmissor da leishmaniose”, alerta Lucimari.
“Também é preciso ficar atento ao armazenamento de água que pode trazer riscos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. As hortas que utilizam os tambores como reservatórios de água devem mantê-los bem fechados com telas e fazer uma lavagem semanal”, conclui.
Nas próximas semanas, as equipes do CEA e Vigilância Epidemiológica iniciarão visitas em todas as hortas comunitárias. O objetivo é conscientizar sobre a importância desse projeto e seus benefícios para as famílias, mas que cada cidadão tem o compromisso de zelar pelo local cedido pelo poder público.