Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
30 MAR 2017
Corpe recebe equipamento da Fundação Banco do Brasil

Na última semana, a Corpe (Cooperativa de Recicladores de Penápolis) recebeu um novo equipamento doado pela Fundação Banco do Brasil. Esta nova parceria com a instituição permitiu a compra de um triturador de resíduos plásticos que mudará completamente o processo produtivo da cooperativa.
Segundo presidente da Corpe, Francisco Alexandre Cirilo, esta é uma grande conquista para a cooperativa. “Com este equipamento poderemos transformar as embalagens em plástico granulado que tem valor três vezes maior. Com isso, a nossa renda mensal irá aumentar consideravelmente”, afirma.
A entrega do equipamento aos cooperados contou com a presença do presidente do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), Fábio Ricardo Ambrósio, do gerente do Banco do Brasil, Antonio Giuvam Soriano, e do funcionário do banco e incentivador do convênio, Aderbal José de Melo.
O equipamento foi fabricado pela empresa Plastimax Máquinas para Plásticos Ltda de Londrina (PR) e custou R$140.740,00. O triturador é composto por moinho, esteira de alimentação, lavadora, tanque separador, secadora, silo para armazenamento de material, afiador para facas de moinhos, painéis elétricos e toda parte elétrica adequada com a Norma Regulamentadora nº12, do Ministério do Trabalho. Os cooperadores receberão treinamento sobre como utilizar o equipamento, seu funcionamento e cuidados para sua manutenção.

Convênio
O convênio firmado entre a Fundação Banco do Brasil e a Corpe prevê o investimento total de R$ 169.029,26 para a compra de equipamentos. A cooperativa já recebeu uma moto 0 km com seguro e documentos e, nos próximos meses, receberá uma nova esteira para triagem dos materiais recicláveis.
A parceria com a Fundação tem como objeto a alocação de recursos financeiros para a implementação do projeto intitulado “Sustentabilidade com Rentabilidade - Uma Parceria de Sucesso”, selecionado no âmbito do Programa Trabalho e Cidadania.
De acordo com o presidente do Daep, Fábio Ricardo Ambrósio, o investimento da Fundação Banco do Brasil amplia a capacidade produtiva dos cooperados e melhora as condições de trabalho da Corpe.
“Além disso, é um investimento na preservação do meio ambiente, valorizando o trabalho da cooperativa. Esta conquista é resultado do trabalho sério e profissional realizado pela Corpe”, finaliza Fábio.