Sexta-feira, 29 de Março de 2024
31 MAR 2017
Alerta: Cuidados com a proliferação do Aedes devem ser redobrados
O Comitê discutiu ações preventivas para combater o mosquito Aedes e evitar a proliferação de doenças

Após a confirmação de dois casos positivos de chikungunya, a Secretaria Municipal de Saúde alerta para os cuidados que devem ser intensificados para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela. Para definir ações preventivas, o Comitê Municipal de Combate a Dengue se reuniu na manhã de ontem (30).
A reunião contou com a participação de diversos órgãos municipais, como Secretarias de Saúde, Governo, Educação, Obras e Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), além de representantes da diversos setores da sociedade. O encontro também teve a participação da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias).
Segundo o secretário municipal de Saúde, o médico Luiz Fernando do Souto Fink, as ações devem ser focadas em prevenir a proliferação do Aedes. “Um foco do mosquito, como um copo com água, pode colocar em risco os moradores de até nove quarteirões”, alerta.
“Por isso a importância de cada morador fazer a sua parte, cuidar de sua casa, eliminando qualquer recipiente que possa acumular água. Cada um tem que cumprir seu papel para proteger sua saúde e dos demais penapolenses”, explica o secretário.
Durante a reunião, foram discutidas diversas ações preventivas, envolvendo diversos setores da sociedade. “Precisamos do apoio de todos para que a cidade fique livre das doenças provocadas pelo Aedes aegypti, cada vez mais sérias e que podem trazer graves sequelas aos pacientes, inclusive levando-os a óbito”, finaliza.

Confira cuidados para combater o mosquito Aedes aegypti:

- Tampe os tonéis e caixas d’água
- Mantenha as calhas sempre limpas
- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo
- Mantenha lixeiras bem tampadas
- Elimine qualquer recipiente que possa acumular água
- Deixe ralos limpos e com aplicação de tela
- Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia
- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais
- Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa
- Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem
- Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água
- Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água.

* Em caso de aparecimento de manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados ou febre, busque um serviço de saúde para atendimento. Não tome qualquer medicamento por conta própria.

Secom - PMP