Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
12 ABR 2017
Penápolis participa de Conferência Estadual de Saúde da Mulher

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis estão participando da 1ª Conferência Estadual da Saúde da Mulher, realizada na cidade de São José do Rio Preto. O evento, iniciado ontem (11) e finalizado hoje, traz como tema principal “Saúde das mulheres: Desafios para a integralidade com equidade”.
Penápolis está representada pelo secretário de Saúde, Luiz Fernando do Souto Fink, pela enfermeira Juliana Hino e pela coordenadora do Serviço Ambulatorial Especializado DST/HIV/Aids, Terezinha Rodrigues.
Segundo o secretário de Saúde, Luiz Fink, a conferência estadual é um desdobramento da etapa regional realizada em Penápolis, no dia 22 de fevereiro.
“A primeira conferência foi feita em nossa micro região reunido todas as cidades do DRS (Departamento Regional de Saúde) de Araçatuba. Durante essa etapa, foram escolhidos 20 delegados reunindo representantes da gestão, dos trabalhadores da saúde, dos usuários da rede pública e da área técnica da administração”, explica o secretário.
“O objetivo dessas conferências é trabalhar em quatro eixos pré definidos visando criar políticas públicas para a saúde da Mulher. O eixo principal da discussão será a Implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres”, destaca Fink.
Ainda de acordo com o secretário, da etapa regional serão trabalhadas as propostas já discutidas em encontro anterior.
“O objetivo é levar essa discussão para o encontro estadual. E depois para nível federal, onde essas propostas poderão se transformar em leis ou em políticas públicas”, explica.
Ainda de acordo com o secretário, ontem estavam reunidos representantes de 160 cidades integrantes da RRAS 2 (Rede Regional de Atenção à Saúde), que reúne a DRS II e a DRS XV. "Na conferência, serão escolhidos 20 delegados que levarão as propostas discutidas para a fase estadual em São Paulo”, concluiu.
A conferência discute propostas baseadas em quatro eixos. O eixo 1 é o papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres. Já no eixo 2, os participantes discutirão o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres.
Os demais eixos se concentram nas vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres; e nas políticas públicas para as mulheres e a participação social.