16 ABR 2017
Daep e Educação promovem formação para uso racional de água e energia
Na oportunidade, profissionais da Educação também conheceram o Projeto Meta 180; objetivo é reduzir consumo de água em 17%

No último dia 07, técnicos do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) ministraram uma oficina de capacitação voltada para o uso racional da água e da energia elétrica. O público alvo da atividade foram os profissionais que atuam na rede municipal de ensino: diretores de creches, coordenadores e diretores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e encarregadas dos Cmeis (Centros Municipais de Educação Integral). Essa formação servirá para que os gestores educacionais desenvolvam as práticas sustentáveis em suas unidades.
A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Educação, que convidou a equipe do Centro de Educação Ambiental do Daep para realizar a capacitação.
O trabalho foi realização na Sala Pedagógica da secretaria, e incluiu informações sobre o uso racional da água, dicas de economia de água e energia elétrica, além da explanação sobre como é feita a leitura da conta de água.
Na oportunidade, os participantes também conheceram o Projeto Meta 180, criado pelo Daep. Esse projeto consiste na implantação de ações para redução do consumo de água per capta para 180 litros/dia. Atualmente, o consumo médio (média de 2016) está em 210 litros/dia.
O objetivo é atingir uma meta de redução do consumo de água em 17%, por meio de ações como a instalação de redutores de vazão em torneiras e o monitoramento das contas de água.
Segundo a pedagoga do Centro Ambiental do Daep, Fernanda Marin Campachi, a capacitação dos profissionais da Educação é primordial para o envolvimento de todos na educação ambiental. “E escola é importante, pois professores e alunos atuam como multiplicadores”, comentou ela.
Para o Diretor-Presidente do Daep, Fábio Ricardo Ambrosio, as atividades do Centro de Educação Ambiental são fundamentais para a divulgação da idéia do uso racional da água. “Estamos aproveitando essa estrutura existente e aliando a parceiros, como no caso as unidades escolares que são eficientes na aplicabilidade dos projetos de economia”, falou Fábio.
“A Secretaria de Educação está de parabéns por ter proposto essa tarefa em conjunto com o Daep. Essa união é que permitirá a colheita de bons frutos”, avaliou o presidente.