Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
18 ABR 2017
Mais 20 estudantes de medicina chegam a Penápolis
O prefeito deu as boas vindas aos estudantes de medicina que complementarão os estudos em Penápolis

Penápolis recebeu, nesta semana, mais 20 estudantes de medicina que complementarão seus estudos na Santa Casa de Misericórdia e no Pronto Socorro Municipal. Na manhã desta segunda-feira (17), os estudantes foram recebidos pelo prefeito Rubens Bertolini, pelo secretário municipal de Saúde, Luiz Fink e pelo médico e diretor técnico da Santa Casa, Ronny Sumer.
Em março, outros 20 estudantes de medicina já iniciaram as atividades. Ao todo, são 40 alunos de Medicina que frequentaram universidades em outros países da América Latina. Pelo período de um ano, os alunos terão aulas complementares para conhecer a vivência do Sistema Único de Saúde (SUS).
O objetivo é que os estudantes complementem seus estudos para a equiparação da grade curricular. Só com a conclusão deste curso de extensão e atualização, os estudantes obterão seu registro junto ao Conselho Regional de Medicina.
Durante a recepção aos alunos, o prefeito Rubens Bertolini desejou perseverança, garra e fé nesta nova etapa de estudos.
“O estágio no SUS terá duração de um ano com foco em UTI (Unidade de Terapia Intensiva), Centro Cirúrgico da Santa Casa e Pronto Socorro Municipal. Penápolis é o sexto campus da parceria com a Faculdade Federal do Mato Grosso. Desejo que todos confiem e trabalhem para que colham, no futuro, os frutos desta dedicação. O sonho de ser médico está cada vez mais próximo”, afirmou o prefeito
Os estudantes de medicina foram encaminhados por meio da Universidade Brasil (campus de Fernandópolis). A universidade repassa à Santa Casa um recurso de R$ 60 mil mensais, valor dividido entre os médicos supervisores e a Santa Casa.
Vale ressaltar que os estudantes não podem atender a população, nem prescrever medicamentos. Só podem auxiliar o corpo clínico nos procedimentos, sempre de forma supervisionada.