Quinta-feira, 28 de Março de 2024
11 MAI 2017
Pronto Socorro é beneficiado com Programa “Conexão Cidade Digital”

Já está ativo há quase duas semanas no Pronto Socorro de Penápolis, o Programa “Conexão Cidade Digital”, que estabelece uma conexão direta daquela unidade de saúde com o Paço Municipal, utilizando a mesma internet da prefeitura. O programa passou por uma fase de teste no Pronto Socorro durante 15 dias, mas já está em pleno funcionamento há duas semanas.
O Pronto Socorro Municipal foi o primeiro ponto a ser contemplado com o programa “Conexão Cidade Digital”, através da internet via fibra óptica da prefeitura. Gradativamente, outras unidades de saúde também passarão a usar a mesma internet do Paço Municipal, bem como os demais departamentos.
“Pretendemos implantar o sistema também na Educação, Administração e em todos os prédios municipais que fazem parte do trajeto da fibra óptica”, adiantou o prefeito Rubens Bertolini.
Ao todo, o sistema de anel da fibra óptica utilizado pela prefeitura possui 17 quilômetros de cumprimento distribuídos pela cidade. Por meio do programa “Conexão Cidade Digital”, a assinatura de internet que a Prefeitura tem, será redistribuída, dentro dessa fibra óptica, para os demais estabelecimentos que estão interligados com a prefeitura.
De acordo com o encarregado do serviço de Informática da Secretaria de Saúde, Giancarlo Dantas Martins, esse projeto do Governo Federal chegou ao município no início do ano passado, estando operante desde 2016. “Porém, somente com o aval do prefeito Rubens Bertolini é que o sistema de distribuição de sinal de internet, por meio de uma rede pode ser implantado”, comentou.
Segundo levantamento feito junto à Secretaria de Saúde, atualmente, cada ponto de internet instalado nas unidades de saúde, custa em torno de R$120 mensais para a prefeitura. “Somente na Saúde, 10 pontos de internet serão desligados (incluindo o Pronto Socorro) e passarão a utilizar a internet do Paço Municipal. Ou seja, isso vai gerar uma economia de R$14.400 ao cofre público”, calculou o encarregado Giancarlo Martins.
Além disso, a Secretaria de Saúde também está implantando um sistema de comunicação interna, para obter economia com a conta telefônica. O prefeito Rubens Bertolini adiantou ainda que está sendo pleiteado junto ao Governo Federal, por meio de emenda parlamentar, 62 computadores que serão destinados à Secretaria Municipal de Saúde, para a implantação do sistema e-SUS.