Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
19 MAI 2017
Inteiração: Vice prefeito e secretário de Saúde se reúnem com comando da Santa Casa
Renata Vidal, Ronny Summer, vice prefeito Feltrin, Coronel Braz e Marlene Tozatti (da esq. para direita)

Com o objetivo de conhecer mais detalhes da estrutura da Santa Casa de Misericórdia de Penápolis, além de ter ciência dos reais desafios econômicos da entidade , o vice prefeito do município, Carlos Alberto Feltrin, juntamente com o Secretário Municipal de Saúde, Wilson Carlos Braz, se reuniram com a direção e funcionários do hospital na tarde da última quarta-feira (17). Outro objetivo, além de se inteirar do atual quadro, foi o de traçar planos para o futuro da Santa Casa.
A recepção foi feita pela administradora e interventora da Santa Casa, Renata Cristina Vidal, e médico diretor técnico, Ronny Summer. Também participou do encontro a chefe técnica da Clínica de Especialidades do Cisa (Consorcio Intermunicipal de Saúde), Marlene Tozatti. A partir de agora ela também está atuando junto à Secretaria Municipal de Saúde, auxiliando na gestão da mesma.
Na oportunidade, a interventora Renata Vidal divulgou a notícia de que a Santa Casa de Penápolis obteve a marca de 98% de aprovação em uma avaliação da equipe técnica do Pró-Santa Casa. Trata-se de um programa do Governo do Estado de São Paulo que oferece auxílio mensal fixo para compensar o déficit que as instituições têm com a tabela de procedimentos do SUS (Sistema Único de Saúde do Governo Federal).
“Estamos felizes, pois essa avaliação leva em consideração a correta aplicação dos recursos, demonstrando todo o comprometimento de nossa equipe”, avaliou Renata. No entanto, lembrou das dificuldades financeiras que a Santa Casa enfrenta.
“A defasagem no repasse do SUS prejudica a vida financeira do hospital. Hoje oferecemos cinco refeições diárias e recebemos como contrapartida do governo, apenas dezoito reais por pessoa/dia”, lamentou ela.
Ainda conforme comentou Renata com o vice prefeito e com o secretário de Saúde, a discrepância dos recursos recebidos e os serviços prestados pelo hospital são enormes. “Recentemente um paciente permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva por um período de 21dias. O mínimo estipulado por este tratamento, o mesmo paciente teria que desembolsar de forma particular o valor de R$ 60 mil. Baseando-se pela tabela SUS, a Santa Casa recebeu somente R$ 4 mil, neste caso”, relatou.
O médico diretor técnico, Ronny Summer, aproveitou para detalhar a Feltrin e Braz quais são os equipamentos que precisam ser adquiridos pelo hospital.
Durante a reunião e visita à Santa Casa, o vice prefeito Feltrin garantiu que a Prefeitura continuará dando total apoio ao hospital, com os repasses mensais, e promovendo gestões junto ao Governo Estadual e Federal para a obtenção de recursos.
A comitiva visitou todos os setores do hospital, conversando com funcionários, médicos e pacientes.

Estatística
Desde que a Prefeitura de Penápolis assumiu oficialmente a Santa Casa de Misericórdia, por meio de um decreto de intervenção municipal publicado no dia 02 de junho de 2015, o hospital vem aumentado a sua capacidade de atendimento. Exemplos disso são as cirurgias eletivas, aquelas em que a cirurgia é agendada.
Segundo dados da administração, no ano passado foram realizadas 470 cirurgias eletivas, sendo que neste ano de 2017, os procedimentos eletivos até a metade do mês de maio já chegaram a 110.
O déficit mensal da Santa Casa é de cerca de R$ 200 mil, por isso a entidade continua contando com a ajuda da comunidade para amenizar a falta de recursos. Quem desejar ajudar a Santa Casa de Penápolis com doações, alimentos e materiais de uso diário, basta entrar em contato pelo telefone (18) 3654.2210.