Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
20 MAI 2017
Carioca reassume Consórcio Lajeado

Nesta semana a atual presidente do Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado, a prefeita do município de Alto Alto Alegre, Helena Berto Tomazini Sorroche, nomeou José Rafael Caputo (o “Carioca”) como coordenador do órgão. A prefeita Helena definiu pela nomeação após conversar com os demais prefeitos integrantes do consórcio, Célio de Oliveira, de Penápolis, e Paulo César Balieiro, de Barbosa.
Carioca, que já ocupou a função junto ao órgão, tem mais uma vez a tarefa de coordenar as atividades de recuperação, preservação e recomposição da mata ciliar do ribeirão Lajeado. Além desta tarefa, outra atribuição do consórcio é promover o manejo de solo nas propriedades rurais lindeiras ao manancial. Essa ação é realizada com subsídios de horas/máquina para os proprietários rurais.
O trabalho do Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado é extremamente importante para os seus municípios, pois seu caráter conservacionista prima por resguardar o Lajeado da degradação e assegurar que as populações possam contar com seus benefícios de forma sustentável.
Até hoje o consórcio já atendeu 580 produtores rurais, realizado cerca de 35.647 horas/máquina para construção de curvas de nível, evitando erosões e assoreamento, além do plantio de 372.587 árvores para recomposição da mata ciliar.
Atualmente o órgão possui 12 servidores que realizam interruptamente os serviços de manejo de solo, plantio e manutenção da mata lindeira. O secretário executivo do Consórcio Lajeado é o presidente do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), Edson Bilche Girotto, o “Batata”.