Terça-feira, 23 de Abril de 2024
23 MAI 2017
Ações marcam o mês de conscientização contra exploração e abuso infantil
Uma das últimas atividades referentes ao tema foi uma passeata pelas ruas do centro da cidade

Desde o início do mês de maio a rede de serviços socioassistenciais de Penápolis tem promovido diversas discussões, palestras, ações culturais e oficinas a respeito do tema “Esquecer é permitir, lembrar é combater – Faça bonito, proteja nossas crianças”. O mesmo se refere ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no último dia 18.
A iniciativa das ações partiu da Prefeitura de Penápolis, por meio da Sasc (Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania), CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Secretaria Municipal de Cultura, CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Penápolis) e Secretaria Municipal de Saúde.
Para o desenvolvimento das ações de conscientização houve ainda a parceria do Conselho Tutelar da cidade, APAE (Associação de Pais e Amigos do Excepcional), Associação Vila da Infância, SOS (Serviços de Obras Sociais), e Casa da Sopa “Antonieta de Almeida”. Também colaboraram para a causa a Adefipe (Associação dos Deficientes Físicos de Penápolis), Escola Estadual Luiz Chrisóstomo de Oliveira, Escola Estadual Dr. Carlos Sampaio Filho, Escola Estadual Prof. João Teixeira Sampaio e Associação Feminina de Proteção à Infância “Lactário Dília Ribeiro”.

Informação
Segundo comentou a secretária municipal de Assistência Social, Suely Valdstein de Queiroz, o intuito das mobilizações foi de promover um trabalho informativo junto à comunidade acerca de quais são as condutas que caracterizam a exploração e o abuso de menores, e o que a sociedade pode e deve fazer para evitá-las.
“Inclusive foi produzido um DVD informativo sobre assunto. Ele será distribuído à Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação e toda a rede socioassistencial da nossa cidade para trabalhar com o público”, contou.
“A data de 18 de maio reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra crianças e adolescentes”, destacou a secretária Suely.

Passeata
Uma das últimas atividades referentes ao tema ocorreu na semana passada, dia 18, quando todos os envolvidos (organizadores e parceiros) foram às ruas para uma passeata no centro da cidade. A ideia foi chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenção e enfrentamento da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes.
Durante a passeata os organizadores e parceiros do evento usaram uma camiseta de divulgação da campanha e distribuíram folders explicativos à população. O “Trenzinho Pancadão” participou da mobilização de forma voluntária, levando crianças e tocando a música da campanha.