Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
24 MAI 2017
Luta contra o câncer: Sala “Marize Rodrigues Elias” completa um ano de atendimento
A paciente Hilda Mabilini Polo utiliza a sala de apoio desde a inauguração; na foto com o enfermeiro Vander

No local pacientes podem fazer manutenção do cateter de tratamento intra-venoso

Após um ano de inauguração, completado no último mês de abril, a Sala de Apoio a Pacientes Oncológicos “Marize Rodrigues Elias”, localizada no Centro de Saúde – Macro 2, continua à disposição para auxiliar no tratamento dos moradores de Penápolis contra o câncer. O objetivo é reduzir os desgastes das viagens a Barretos e a outros centros de tratamento da doença, trazendo mais conforto e bem estar a esses pacientes.
No local, as pessoas que estão passando por tratamento de câncer podem fazer a limpeza e a manutenção do Port-a-cath, uma espécie de cateter implantado nos pacientes para tratamento intra-venoso, como por exemplo, a quimioterapia.
Segundo informações do enfermeiro da Secretaria Municipal de Saúde, Vander Caferro, o procedimento é bastante rápido, mas há cerca de uma no atrás era feito somente na cidade de tratamento do paciente.
“Nossos pacientes tinham que viajar para a cidade referência, como Barretos, Jaú ou Jales para efetuar a manutenção e a limpeza do cateter. Enfrentavam uma viagem desgastante para efetuar um procedimento simples que dura cerca de 20 minutos e que agora pode ser efeito aqui mesmo na cidade”, explicou o enfermeiro.

Aprovação
A paciente Hilda Mabilini Polo é uma das pessoas que se utilizam do serviço oferecido pela Prefeitura desde sua inauguração, em abril de 2016.
“Antes eu viajava até Araçatuba para fazer a manutenção. Mas depois fiquei sabendo da sala em uma notícia do jornal, e já entrei em contato com o enfermeiro Vander”, conta dona Hilda.
“Foi uma maravilha. A sala de apoio foi a melhor coisa que poderia ter acontecido para mim. Não preciso mais viajar com tanta frequência, nem depender que alguém me leve para Araçatuba. Além de tudo, o atendimento do enfermeiro Vander é ótimo, pois é um excelente profissional”, disse a paciente.
O enfermeiro Vander Caferro explica que os pacientes oncológicos que desejam ser atendidos pela Sala de Apoio devem obter uma autorização por escrito do médico responsável pelo seu tratamento.
“Com a autorização, o paciente pode procurar a Secretaria de Saúde e realizar o seu agendamento”, concluiu.
Para esclarecimento de qualquer dúvida a respeito desse atendimento, o paciente ou familiares podem procurar a Secretaria Municipal de Saúde, localizada no Paço Municipal (andar térreo), de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h.
Se preferir, o interessado pode entrar em contato pelo telefone (18)3654.2543