Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
18 JUN 2017
Secretaria Municipal de Trânsito e Detran realizam pedágio educativo
A campanha utiliza uma foca como personagem central para chamar a atenção do público

Na próxima terça-feira (20), a Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana de Penápolis irá realizar um pedágio educativo no cruzamento da rua Dr. Ramalho Franco com a avenida Luiz Osório, no centro da cidade. O evento denominado “Foca no Trânsito” tem parceria do Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo).
Conforme explicou o secretário municipal de Trânsito, Mauro Olympio dos Anjos, o objetivo desta ação é orientar os motoristas sobre cuidados necessários no trânsito, sensibilizando a todos no sentido de evitar acidentes.
“Os motoristas que passarem pelo cruzamento onde esta ação ocorrerá, receberão orientações sobre trânsito seguro. É fundamental que todos respeitem as leis e garantam a segurança de todos”, destacou Mauro Olympio.
De acordo com o Superintendente Regional de Trânsito da região de Araçatuba, João Morais Fagá Neto, a campanha utiliza uma foca como personagem central para chamar a atenção.
“A imagem do animal era muito associada às publicações na internet para variados assuntos, e por isso resolvemos aproveitar essa popularidade para chamar à atenção das pessoas com relação ao perigo no trânsito”, informou o superintendente.
Na última semana, foi realizada uma reunião para acertar detalhes do pedágio em Penápolis. O encontro envolveu o vice prefeito de Penápolis, Carlos Alberto Feltrin; o secretário municipal de Trânsito, Mauro Olympio dos Anjos; o secretário de Planejamento da prefeitura, Enio Cesar Almeida; o superintendente regional de Araçatuba, João Morais Fagá Neto; a diretora técnica do Detran, Adriana Nascimento Maciel; e o oficial de serviços administrativos do Detran, Marcos Beneciutti Blanco.
A campanha “Foca no Trânsito” teve início após o banco de dados do Movimento Paulista Segurança no Trânsito, o Infosiga-SP, divulgar dados que apontam que 94% dos acidentes fatais no trânsito são causados por falhas humanas, e que estes erros poderiam ser facilmente evitados  se os motoristas mudassem pequenos hábitos ao conduzirem veículos automotores como: não usar o cinto de segurança, inclusive no banco de trás, a mistura de bebida e direção, excesso de velocidade, o uso do celular ao volante, entre outros.