Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
18 JUN 2017
Vacinação contra gripe é prorrogada até o dia 23

A Campanha de Vacinação Contra a Gripe Influenza foi novamente prorrogada pelo Estado de São Paulo. O público alvo da campanha tem até o dia 23 de junho para se imunizar contra diversos vírus da gripe, incluindo o H1N1. Além dos grupos prioritários iniciais, a vacinação foi estendida para pessoas entre 55 e 59 anos.
Também devem se vacinar crianças de 6 meses a 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (mães até 45 dias após o parto), profissionais da saúde, professores do ensino básico e superior tanto das escolas públicas quanto privadas, indígenas, portadores de doenças crônicas com apresentação de receita médica, menores entre 12 e 21 anos em cumprimento de medidas sócio educativas, presos e funcionários do sistema prisional.
A vacina está disponível na Macro I - Mutirão, Macro II – Postão e Macro III – Santa Terezinha. É fundamental que, ao se dirigir aos postos, a população leve a carteirinha de vacinação.

Cobertura
Segundo dados do Serviço de Vigilância Epidemiológica, até o último dia 13, o total do público alvo já vacinado foi de 59,76%. A Secretaria Municipal de Saúde alerta para o grupo de gestantes (com cobertura de 49,39%) e crianças (34,9%) que estão com cobertura abaixo do indicado.
Cerca de 70,32% dos trabalhadores da saúde já se vacinaram em Penápolis. No caso dos idosos, a cobertura atingiu 67,71%. Entre as mulheres que tiveram filhos nos último 45 dias, a cobertura foi de 62,11%.
A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Segundo dados do Ministério da Saúde, a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.