Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
16 JUL 2017
Penápolis é contemplada com mais de R$ 1 milhão de recursos do Fehidro
O prefeito destacou a importância dos projetos para a qualidade da distribuição de água na cidade

Na última quinta-feira (13), o município de Penápolis foi contemplado com mais de R$ 1 milhão de recursos do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) para investimentos na rede de distribuição de água e no Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado. A aprovação foi conquista durante a Assembleia Geral Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê, realizada em Araçatuba.
O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) teve um projeto de R$ 860 mil aprovado pelo Comitê. Deste total, R$ 817 mil são de recursos do Fehidro e o restante de contrapartida do município. O projeto prevê a contratação de uma empresa de engenharia para um diagnóstico das redes de distribuição de água no município.
A aprovação se deu após um trabalho de gestão junto as Câmara Técnicas do Comitê, realizado pelo prefeito Célio de Oliveira, pela equipe técnica do Daep e seu diretor presidente, Edson Bilche Girotto. Segundo o prefeito Célio de Oliveira, este é um projeto fundamental para reduzir perdas na rede de distribuição de água.
“Reduzir perdas de água é primordial para a continuidade do abastecimento de água sem intermitência e para Penápolis continuar sendo referencial nacional. Enquanto vemos municípios enfrentando uma crise hídrica, Penápolis está distante dessa situação devido ao planejamento existente no Daep. Por isso a importância de um projeto como esse”, enfatizou o prefeito.

Projeto
O diretor presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, explica que o objetivo do projeto é detectar vazamentos nas redes de distribuição de água. “Com esse diagnóstico, teremos maior controle de perdas no sistema de abastecimento de água do Daep, identificando pontos onde é necessário reparar a rede e eliminar os vazamentos, indo ao encontro do nosso Plano Diretor de Combate as Perdas de Água”, destacou o presidente.
Entre as ações previstas no projeto, está a macromedição de vazão incluindo o monitoramento via telemetria, com objetivo de controlar o volume de água produzido e distribuído para consumo no município. O projeto visa dar sequência a implantação das ações do Plano Diretor de Combate as Perdas de Água, incluindo o fornecimento, instalação, aferição e calibração de macromedidores de vazão, Estações Remotas e um Centro de Controle de Operações.

Consórcio Ribeirão Lajeado
Na mesma assembléia, também foram aprovados recursos no total de R$ 290 mil para a aquisição de uma máquina pá carregadeira para agilizar os serviços na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Lajeado. O valor repassado pelo Fehidro será de R$ 275,5 mil e o restante será de contrapartida do CIRL (Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado).
De acordo com a presidente do CIRL e prefeita de Alto Alegre, Helena Berto, a nova máquina irá otimizar os trabalhos de recuperação de estradas rurais, bacias coletoras de água, curvas de nível.
“Atualmente estes serviços já são efetuados por máquina própria do CIRL, porém temos um desgaste natural do equipamento. O objetivo do Consórcio é aumentar o número de atendimentos aos proprietários da bacia e reduzir os custos nas manutenções”, conclui Helena.