09/08/2017
› Dia dos Pais: Prefeitura faz operação de manutenção e limpeza em cemitérios

A Necrópole Municipal de Santa Cruz e a Necrópole Municipal Jardim da Paz estão recebendo atenção especial da Prefeitura de Penápolis nesta semana que antecede o Dia dos Pais. As ações estão sendo realizadas em parceria pelas secretarias municipais de Obras e de Agricultura, juntamente com o serviço de administração dos cemitérios.
Nesta semana diversos servidores estão intensificando os cuidados de manutenção e limpeza destes espaços. O objetivo é tornar o ambiente limpo e preparado para receber a grande quantidade de visitantes neste domingo (13), data em que muitos prestam homenagens aos pais já falecidos. Todo trabalho deverá ser concluído até a próxima sexta-feira.
Segundo o secretário municipal de Obras, Dirceu Araújo do Valle, vem sendo feita a manutenção geral, desde a poda de galhos das árvores e outras vegetações; recolhimento de detritos; varrição; pintura de bancos, muretas e guias; limpeza de banheiros; reparos em calçadas e passarelas.
Ainda de acordo com o secretário de Obras da prefeitura, é desejo da administração municipal promover em breve a troca do piso do Cemitério Santa Cruz, o mais antigo da cidade. Dirceu do Valle comentou que futuramente o pavimento principal da necrópole, que vai da entrada até a capela, deverá ser restaurado e nivelado, com a aplicação de asfalto CBUQ, de grande durabilidade.

Aedes aegypti
Neste Dia do Pais, quando muitas pessoas levam flores aos túmulos e jazigos, é importante se lembrar da prevenção ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre amarela, zika vírus e chikungunya. Recipientes como vasos, plásticos e enfeites, que acumulam água e se tornar criadouro para o mosquito, devem ser eliminados.
O Serviço de Vigilância Epidemiológica orienta que a população deve ficar atenta a estes detalhes, já que a larva do Aedes aegypti pode se desenvolver até em pequeninos recipientes.
No caso de vasos fixos, o ideal é que as pessoas depositem apenas flores artificiais, cimentando até a borda superior. É preciso ainda que sejam providenciados furos no fundo dos recipientes para escoamento de água.
Os recipientes utilizados nas homenagens acabam tornando-se um grande problema de saúde pública, acumulando água parada. Entretanto, com esses cuidados básicos, é possível prestar as homenagens aos entes queridos, sem problemas de focos do Aedes.

Instar Internet© Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados. Instar Internet