Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
10 OUT 2017
Projeto aborda uso racional da água nas hortas comunitárias

Equipe do Centro de Educação Ambiental enfatiza necessidade de usar água sem desperdício, além de ensinar sobre o correto armazenamento

Dando continuidade ao Projeto “Uso Racional da Água nas Hortas Comunitárias”, e também visando contribuir para o combate ao mosquito Aedes aegypti, o Centro de Educação Ambiental do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) tem realizado orientações junto à população que participa das 55 hortas existentes na cidade.
As visitas de orientação são realizadas sempre entre as 17h e 18h, com objetivo de atingir todos os integrantes das hortas.
A ação, feita em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura Abastecimento e Meio Ambiente, apresenta à comunidade os levantamentos de consumo de água feitos pelo Daep em cada horta, salientando o gasto com água durante os últimos anos.
Durante as visitas a equipe do Centro de Educação Ambiental enfatiza a necessidade de usar a água sem desperdício durante a irrigação dos canteiros, além de ensinar sobre o correto armazenamento em tambores e outros reservatórios, a fim de evitar focos de mosquitos; neste caso, as hortas que utilizam os tambores como reservatórios de água são orientadas a mantê-los bem fechados com telas e fazer uma lavagem semanal.
Os profissionais também orientam sobre observar se há vazamentos nas torneiras ou canos danificados que podem alterar o consumo da água. Panfletos com dicas de consumo consciente da água também são distribuídos.