Quinta-feira, 28 de Março de 2024
21 MAR 2018
“Circuito Água para Todos” termina amanhã
Evento realiza uma série de atividades voltadas para os estudantes da rede pública e privada

Em celebração ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) está realizando desde ontem, terça-feira, o 2º Circuito Água para Todos. A programação segue até amanhã na sede do CEA (Centro de Educacional Ambiental) com uma série de atividades voltadas para os estudantes da rede pública e privada e também para a comunidade em geral.
Nesta terça-feira participaram do circuito as escolas municipais Profª Harume Kubota da Silva, do bairro Jardim do Lago, e Marcos Trench, da Vila Fátima.
Entre as atrações, que estão reunindo dezenas de alunos, está a exposição de curiosidades sobre a água. A exposição em questão aborda também os aspectos relacionados à rede coletora de esgoto, mostrando diversos objetos que foram descartados de forma incorreta na rede, e que causam entupimento (fralda, pedaços de roupa, absorvente, escovas de dente, fios de cabelos, óleo de cozinha, entre outros).
Nesta ação a equipe do CEA promoveu o incentivo ao descarte correto dos resíduos, estimulando a mudanças de hábitos no cotidiano da população.
Outra atividade é a exposição de uma maquete que mostra a bacia do Ribeirão Lajeado, único manancial de abastecimento da cidade. Através da maquete, os alunos conheceram o trabalho de plantio de árvores, preservação das nascentes e manejo de solo pelo Consórcio do Ribeirão Lajeado.

Outras atrações
A programação elaborada pela equipe do CEA também oferece orientação sobre o uso de minicisterna para captação de água de chuva, inclusive a maquete apresentada pode ser confeccionada nas escolas e residências como uma forma de reaproveitar a água para hortas, jardins e limpeza de quintais, levando ao uso racional da água.
Há também a apresentação de vídeo curta metragem sobre a água. No vídeo os alunos puderam conhecer representações da quantidade de toda água distribuída no mundo, destacando-se a água doce para consumo humano nos rios, represas e poços artesianos.
O circuito elaborado para mostrar ao público também demonstra aos visitantes o trabalho realizado diariamente no Daep, com uma demonstração prática no laboratório móvel do departamento; nele são feitas as análises da qualidade da água consumida pela população.
Os funcionários do Daep ainda mostram aos estudantes como é realizado o trabalho de limpeza de caixas d’água na cidade, e como é feita a leitura da conta de água.

Saúde
O Circuito Água para Todos também conta com a participação do Serviço de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Penápolis, cujos profissionais estão fazendo orientações acerca de doenças relacionadas à água; alguns exemplos são a dengue, febre amarela, zika e chikungunya, provocadas pelo mosquito que se prolifera em água parada.
As comemorações em torno do Dia Mundial da Água têm o objetivo de sensibilizar os jovens sobre a importância de ações de preservação ambiental e o uso consciente da água.
O Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 deste mês, foi instituído pela Organização das Nações Unidas em 1992 para incentivar o debate sobre a preservação da água, um recurso natural essencial para a vida no planeta. A data também marca a publicação da Declaração Universal dos Direitos da Água.

Agendamento
A programação do Dia da Água continua até amanhã (22), das 08h30 às 10h30, e das 13h30 às 16h. As escolas interessadas devem fazer agendamento pelo telefone do CEA (18) 3652-5309.