Quinta-feira, 28 de Março de 2024
23 MAR 2018
Daep inicia migração da NBR ISO 9001 para versão 2015

Em continuidade ao processo de migração da NBR ISO 9001 para versão 2015, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) realizou uma capacitação com os servidores. O Daep possui esta certificação desde 2004 e, durante este período, manteve a certificação por meio de um sistema de gestão da qualidade baseado nos requisitos da referida norma.
Para efetivar a migração, o Daep conta com a consultoria da empresa Adisa Serviços de Apoio Administrativo Ltda EPP, de Sumaré (SP), vencedora do processo licitatório. Segundo o presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, o objetivo é implantar as mudanças propostas pela nova versão da norma até setembro deste ano.
“A nova versão traz mudanças significativas na gestão, principalmente no comprometimento dos líderes com seus processos e na análise dos riscos internos e externos da organização”, afirmou o presidente do Daep.
“O Daep é um organismo vivo que sempre está inovando em sua gestão e a certificação da qualidade nos sistemas de água, esgoto e resíduos sólidos, é uma grande conquista para a cidade de Penápolis. A certificação na norma ISO é um diferencial e quem ganha é a população com serviços de qualidade e com melhorias contínuas”, acrescentou.

Certificado
O certificado ABNT NBR ISO 9001 define os requisitos mínimos que uma empresa deve atender para poder ter a certificação de que possui um sistema de gestão da qualidade compatível com os mais altos padrões internacionais de qualidade e gestão. A norma ajuda as organizações a demonstrarem a qualidade dos seus produtos e serviços, além de atuar para agilizar os processos e torná-los mais eficientes.
Em dezembro de 2017 o Daep passou por uma auditoria de re-certificação da NBR ISO 9001 na versão 2008, devendo migrar para a versão 2015 até setembro de 2018.
“O Daep sempre foi modelo de excelência para outros municípios e sempre recebe elogios do saneamento quando esta participando de reuniões com outros gestores públicos e isso se deve à qualidade dos serviços prestados pela autarquia”, conclui Batata.