Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
11 JUL 2018
Sinal analógico será desligado em novembro
Na reunião, foram discutidas estratégias para orientação sobre o desligamento do sinal analógico

Beneficiários de programas sociais devem solicitar seu kit pelo telefone 147

Na última semana, representantes da “Seja Digital” estiveram na Prefeitura de Penápolis para discutir o desligamento do sinal analógico na cidade. A alteração para o sinal digital está programada para o dia 28 de novembro. O encontro trouxe orientações sobre o desligamento e sobre a distribuição gratuita de kits.
O vice-prefeito, Carlos Alberto Feltrin; a secretária de Administração, Fátima Rahal e a assistente social, Rosiley Berbel participaram da reunião com as consultoras de mobilização social da Seja Digital, Tatiana Montório e Vanessa Pereira. Segundo dados do Governo Federal, em Penápolis, existem cerca de 4.800 famílias com direito a receberem o kit de forma gratuita.
Têm direito ao kit gratuito, pessoas beneficiárias de programas sociais, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros. O equipamento também está disponível para repartições municipais, organizações não governamentais, associações, igrejas, entre outros. O kit é composto por um conversor e uma antena digital.
Segundo a consultora Vanessa Pereira, para verificar se a pessoa tem direito ao kit, é só ligar gratuitamente para o número 147 ou acessar o site www.sejadigital.com.br. “Durante o contato será necessário informar o NIS (Número de Identificação Social) ou CPF, e assim, fazer o agendamento para receber seu kit”, explicou Vanessa.

Importância
Entre os benefícios do sinal digital estão o áudio e imagem de cinema, sem chiados e chuviscos, entre outros. Além disso, o desligamento do sinal analógico irá liberar a faixa de 700 MHz para que a oferta de internet 4G possa ser expandida por todo o país.
“A antiga frequência da TV analógica será utilizada a médio e longo prazo, pelas operadoras de telefonia para a expansão do sinal 4G, melhorando a velocidade e a cobertura de internet”, destacou a consultora Tatiana Montório. No Brasil, a desativação do sinal analógico ocorrerá até o ano de 2023.
No dia 9 de agosto, haverá a Prefeitura de Penápolis fará a assinatura do termo de compromisso quanto à cooperação neste processo de transição, em evento em Araçatuba. Já no dia 15 de agosto, será ministrada uma capacitação aos profissionais que estarão diretamente envolvidos na orientação à população, como os agentes de saúde e funcionários da Secretaria de Assistência Social e Cidadania.

Instalação Premiada
Ao instalar o kit, através do programa do governo federal ou adquiridos no comércio, a pessoas concorrerá a valores em dinheiro através de sorteios. Para a região de Araçatuba, serão 10 sorteios de R$2 mil cada. Haverá também um sorteio válido para todo o Estado de São Paulo, no valor de 20 mil reais. Para saber detalhes desta promoção, ligue 147 ou acesse o site www.sejadigital.com.br.