Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
20 SET 2018
População não deve ter contato com morcegos

Ao encontrar um morcego em suas residências, os moradores devem ficar atentos e evitar o contato com o animal. É o que orienta o Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. A medida é fundamental, pois os morcegos são transmissores do vírus da raiva.
Segundo explicou médico veterinário encarregado do Serviço de Zoonoses, Wilton José de Oliveira, a existência dos morcegos não é efetivamente um problema. “Só há risco quando o animal é encontrado no chão, o que possibilita o contato com animais domésticos ou seres humanos. Neste contato, pode haver a contaminação pelo vírus da raiva”, disse.
“Caso seja encontrado um morcego caído, vivo ou morto, a orientação é para que o morador não entre em contato e que se impeça qualquer outro animal de ter acesso. O ideal é cobrir o morcego com um balde vazio e acionar imediatamente a Vigilância Epidemiológica pelo telefone”, recomendou ele.
O veterinário também disse que o recolhimento do animal é fundamental para que a Vigilância Epidemiológica envie para exames. “Pelos exames detectamos se o vírus da raiva está circulando pela cidade, quais áreas podem estar em risco e quais as ações de prevenção devem ser adotadas”, afirmou.
Vale ressaltar que os morcegos têm importante papel na preservação ambiental. “Os animais tem uma dieta baseada em frutos e insetos. Os morcegos são conhecidos por consumir até o dobro do seu peso corporal em insetos durante uma noite e por isso, são fundamentais no controle de insetos”, finalizou.
Os telefones de contato da Vigilância Epidemiológica são: 3652-7802/ 3653-5242/ 3652-5593.