Sexta-feira, 29 de Março de 2024
08 NOV 2018
Serviço de Prevenção de DST é destaque estadual
A coordenadora do SAE, Teresa Rodrigues, recebeu o certificado de reconhecimento; na foto com o coordenador estadual, Artur Kalichman

O SAE – Serviço Ambulatorial Especializado DST/HIV/Aids/Hepatites virais da Secretaria de Saúde de Penápolis recebeu o Prêmio Brenda Lee dedicado aos municípios com resultados positivos no enfrentamento da epidemia de HIV/Aids. Somente Penápolis e mais três municípios do estado de São Paulo receberam qualificação máxima em seis indicadores avaliados.
O Prêmio Brenda Lee é oferecido pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. O evento de premiação foi realizado em São Paulo, no último dia 30 de outubro, durante as comemorações de 35 anos do Programa Estadual de Aids de São Paulo. O prêmio foi entregue pelo médico e coordenador do programa estadual, Artur Olhovetchi Kalichman.
Segundo a coordenadora do SAE, Teresa Rodrigues, o prêmio é um reconhecimento do trabalho realizado pelo ambulatório. “O prêmio foi entregue a municípios que se destacaram na prevenção e tratamento das doenças sexualmente transmissíveis e, para toda a equipe do ambulatório, este é um reconhecimento do trabalho que realizamos diariamente”, afirmou.
O prêmio avaliou o desempenho do município em seis indicadores. Entre eles estão a taxa de mortalidade, incidência e diagnóstico por AIDS, entre outros. Penápolis foi um dos quatro municípios paulistas que cumpriram todos os indicadores, se destacando na área de prevenção, diagnóstico e tratamento do HIV.
O Serviço Ambulatorial Especializado oferece diagnóstico e tratamento gratuitos de doenças sexualmente transmissíveis como o HIV e sífilis, e hepatites virais. São oferecidos testes gratuitos para o diagnóstico precoce das doenças. O atendimento é feito de segunda a sexta, das 07h às 11h e das 13h às 16h. O SAE está localizado na rua Anchieta, 540, aos fundos da Clínica de Especialidades.