Sexta-feira, 29 de Março de 2024
13 NOV 2018
VIII Torneio de Rugby em Cadeira de Rodas começa no próximo dia 15
O Torneio de Rugby em Cadeira de Rodas de Penápolis se consolida como um dos mais importantes eventos do gênero no Brasil

Torneio esportivo traz à cidade ação e superação de atletas tetraplégicos

Entre os dias 15 e 17 de novembro, o Ginásio Municipal de Esportes Prof. Antônio de Castilho Braga, o “Gigantão Azul” sediará o VIII Torneio “Priscila Ribeiro Martinez Torrezan” de Rugby em Cadeira de Rodas de Penápolis. O evento contará com a participação de atletas da Seleção Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas. A entrada é franca.
A organização do torneio está a cargo do Rotaract Club de Penápolis XV de Março. O objetivo é fomentar a inclusão social de pessoas com deficiência por meio da prática esportiva, além de promover jogos que prometem surpreender o público presente.
O Torneio de Rugby em Cadeira de Rodas de Penápolis já está em sua oitava edição, e se consolida como um dos mais importantes eventos de rugby em cadeira de rodas do Brasil. A realização conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Penápolis, por meio da Secretaria de Esporte Lazer e Juventude.
“A população de Penápolis e região poderá encontrar jogos eletrizantes e de muita superação, contando com atletas do Brasil inteiro que fazem de nosso torneio um espetáculo”, a presidente do Rotaract, Milena Pereira.
Para isso, quatro times profissionais de várias partes do Brasil se enfrentarão em Penápolis. Um deles é o Esquadrão da Morte, de Brasília/DF, que viajará mais de 800 quilômetros para chegar a Penápolis.
Outra equipe que virá de longe é o Minas Gerais QuadRugby, de Belo Horizonte/MG. Já o Santer Vikings Rugby representará o Rio de Janeiro/RJ, enquanto os paulistas serão representados pelo RoninsQuadRugby, que é de São Paulo/SP.

Reabilitação
De acordo com o atleta Davi Abreu, de 29 anos, que compete pelo Minas, o esporte trouxe a reabilitação verdadeira. “É como uma exploração dos limites, um ganho de força, além da socialização”, disse.
Segundo ele, no Torneio de Penápolis joga-se o rugby raiz, quando o resultado é o que menos importa.
Quem também fala sobre o espírito de solidariedade e união presente no Torneio é o jogador do Santer, Daniel Gonçalves, 33. “O rugby em cadeira de rodas tem um trabalho social mais relevante que o próprio alto rendimento dos atletas. O rugby mudou minha vida não só fisicamente. Nesse esporte, eu encontrei uma forma de ajudar outras pessoas que passaram pelo mesmo que eu”, destacou Daniel.

Serviço:
Data: 15, 16 e 17 de novembro
Horários: Jogos às 09h, 11h, 16h e 18h
Local: Ginásio Municipal “Gigantão Azul”
*Grande final: dia 17 de novembro às 16h