Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
12 DEZ 2018
Professores fazem mostra de projetos do Programa A União Faz a Vida
A mostra reuniu 44 projetos cooperativos desenvolvidos com crianças, adolescentes e adultos através do programa

Projetos cooperativos têm ganhado destaque a cada ano na rede municipal de ensino de Penápolis

Os professores de nove escolas municipais e do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) de Penápolis realizaram uma mostra de 44 projetos cooperativos desenvolvidos com crianças, adolescentes e adultos através do Programa A União Faz a Vida. A mostra foi realizada no último dia 03, no anfiteatro do NAC (Núcleo Acadêmico e Cultural) da Funepe.
O evento contou com a presença da secretária de Educação, Cláudia Elisa Oberg Torrezan e da coordenadora local do programa Evelyn Lemes Serafim Friolli, além de professores, alunos e apoiadores. Representando o Sicredi, estavam presentes o vice-presidente Antenor Marques da Silva, o diretor executivo Charles Andre Fenske, assessor de comunicação, marketing e desenvolvimento do cooperativismo Lucas Araújo dos Santos e a assessora pedagógica Juliane do Nascimento.
O evento anual tem por objetivo socializar as boas práticas pedagógicas conquistadas durante o ano com os projetos desenvolvidos pelo Programa, implantado na rede municipal desde 2016. O programa é um investimento da cooperativa Sicredi Alta Noroeste SP em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a fim de promover cidadãos mais cooperativos e protagonistas, e a formação continuada dos educadores.
O vice-presidente do Sicredi, Antenor Marques, enalteceu o trabalho dos professores de Penápolis, que tem apostado na metodologia do programa como forma de melhor trabalhar o currículo. “Estamos formando sujeitos protagonistas da sua própria aprendizagem e mais cooperativos com seus amigos, família, escola e comunidade”, afirmou.
A secretária municipal de Educação, Cláudia Elisa Oberg Torrezan, destacou que a cada ano, o projeto se consolida ainda mais no município. “O protagonismo dos alunos e o enriquecimento da aprendizagem ao envolver a comunidade e os profissionais que atuam com o programa acrescenta e ressignifica o processo de aprendizagem ao torná-lo mais prazeroso”, enfatizou a secretária.

Escolas participantes
Participam do Programa A União Faz a Vida em Penápolis as escolas: CEIM/EMEI Cidade Jardim, EMEF Darcy Aparecida Buranello Marin, EMEF Joana Helena de Castilho Marques, EMEF ProfªMarilena  Cipriano Pereira, EMEI/CEIM Alphaville, EMEI/CEIM Silvia Covas, EMEI Jardim Del Rey, EMEI Jardim Pevi, EMEI Pingo D’Água e o EJA.

Secom – PMP (Com informações da AI-Sicredi)