Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
14 DEZ 2018
Alunos da rede municipal são premiados em Olimpíada de Astronomia
A Emef Armelindo Artioli recebeu 14 medalhas da Olimpíada de Astronomia

Duas escolas municipais realizaram recentemente cerimônias de premiação aos alunos medalhistas da 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Ao todo, as escolas municipais participantes receberam 11 medalhas de ouro, 07 de prata e 11 de bronze. Participaram da Olimpíadas, alunos da Emef “Prof. Armelindo Artiolli” e da Emef “Marcos Trench”.
O trabalho compreende em desenvolver observações do espaço e do ambiente, pesquisas e experiências com recursos do cotidiano das crianças. O objetivo é despertar o interesse dos alunos e professores sobre a importância da ciência, da tecnologia para a sua própria vida e a vida do planeta.
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira e pela Agência Espacial Brasileira, com recursos principalmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação. O evento é aberto à participação voluntária das escolas, de acordo com o interesse do professor.

Medalhistas
Da Emef “Prof. Armelindo Artiolli”, foram medalhistas os alunos Maria Fernanda Rodrigues Beneciutti, Lorena de Souza Ambrósio, João Pedro Sussai, Gabrielly Ribeiro Paes, Amabili Beatriz de Oliveira Tarelho Camargo, Eduardo Rodrigues Rueda, Donato da Silva Monteiro, Cauã Matheus Senatore Meira, Ana Laura de Almeida Lopes, Anna Luah Fátima Gonçalves Rodrigues, Adrielly Nicolly Duarte de Oliveira, Yume Beber Lisboa, Gabrielli de Almeida Barros Nascimento e Ana Clara Borsanello escardoveli.
A cerimônia de entrega de certificados de participação e medalhas foi realizada nesta terça-feira, dia 11, na própria escola.
Já os alunos premiados da Emef “Marcos Trench” foram Ana Julia de Souza Monteiro, Maria Isabelly da Silva Monteiro, Felipe Daniel de Oliveira Sousa, Giovana Moreira Bosco, Kauã Gabriel Borges Teixeira, Carlos Eduardo Ribeiro de Andrade, Stefany Eduarda Carrilo Salomão, Samira de Carvalho Mauricio, Isaias Gabriel Rodrigues Mendonça, Júlia Vitória Parra Carvalho, Ana Carolina de Oliveira Ferreira, Ana Carolina da Silva Carvalho, Livia Alonso Pizani, Samara Cristina Ferreira e Miguel Medeiros de Alfenes.

Participação
Os alunos das duas escolas municipais de Penápolis concorreram com mais de 744 mil alunos que participaram da 21ª OBA, distribuídos em mais de 8.456 escolas em todo o país.
“Por isso queremos parabenizar os alunos da Emef Armelindo Artiolli e os alunos da Emef Marcos Trench pelo excelente resultado na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica, em especial, aos alunos medalhistas. Também parabenizar as professoras por despertar o interesse das crianças pela astronomia, além do prazer pelo conhecimento”, disse a secretária municipal de Educação, Claudia Elisa Oberg Torrezan.
 As escolas participantes recebem diversos materiais didáticos de conhecimento científico, objetos de observação como lunetas, telescópio, mapas celestes, postais do espaço, livros com conteúdos de astronomia a partir de pesquisas espaciais atualizados, jornais, revistas científicas e outros lúdicos que despertam o interesse do aluno para o estudo da ciência e tecnologia.