15 DEZ 2018
Bibliotecas já fizeram mais de 12,5 mil empréstimos de livros esse ano
Diversas atividades animaram as bibliotecas municipais durante o ano

Relatório de atividades realizadas em 2018 traz dados do atendimento realizado à população

Desde janeiro de 2018, as bibliotecas municipais Prof. Fausto Ribeiro de Barros e Prof. Jayme Monteiro, mantidas pela Secretaria Municipal de Educação de Penápolis, registraram o empréstimo de 12.576 livros à população. O relatório de atividades ainda destacou que as bibliotecas foram visitadas por mais de 14.400 pessoas.
Segundo o encarregado das Bibliotecas, Rafael Freitas, uma das principais funções é estimular a leitura em crianças e jovens. “Entre contação de histórias e mediação de leitura, atendemos mais de 3.600 alunos da rede estadual, municipal e particular de ensino”, afirmou.
As Bibliotecas também realizam mensalmente diversos projetos. Entre eles estão o “Café & Leitura”, no Lar Vicentino, que reúne cerca de 40 idosos em atividades como contação de história e música. O projeto conta com o apoio da Clássica Panificadora.
Outro projeto, o “Muitas Histórias”, é realizado junto ao Centro de Atenção Psicossocial – Caps, onde a Biblioteca realiza uma rosa de leitura mensalmente com a participação de 30 pacientes. O setor ainda apoia outras iniciativas como o Grupo “Casa das Letras”, os ensaios do grupo Doutores do Coração e as reuniões da Unidos pela Visa, com a cessão do espaço.
Durante 2018, a Biblioteca também recebeu dois lançamentos de livros de escritores penapolenses: “Desamparo”, do escritor Fred Di Giacomo, e “Calvário Cometa”, da escritora Marina Simão.
Em 2018, o projeto “Geladeiroteca” ganhou uma nova unidade na Macro III de Saúde. “Temos no total 11 geladeirotecas espalhadas em unidades básicas de saúde, escolas e órgãos públicos. Fazemos a manutenção, com a reposição de livros para dar continuidade ao projeto”, contou Freitas.
Além disso, também é oferecido o uso gratuito de computadores através do Programa Acessa São Paulo. Os usuários utilizam os equipamentos para consultas à Nota Fiscal Paulista, Tribunal Regional Eleitoral, agendamento para o INSS e Poupatempo, entre outros serviços.

Em 2019
O encarregado das Bibliotecas ainda destacou alguns projetos para o próximo ano. “A nossa ideia é manter os projetos que vem dando certo, como o Café & Leitura, Roda de Leitura, entre outros. Em 2019, também reativaremos o Livrônibus que recebeu melhorias para oferecer um atendimento com mais conforto”, concluiu.

Biblioteca Jayme
A Biblioteca Pública Prof. Jayme Monteiro interrompe temporariamente o atendimento ao público para realização de reformas no prédio. Não há uma previsão exata de conclusão dos trabalhos. Durante as obras, os usuários poderão procurar o atendimento na Biblioteca Prof. Fausto Ribeiro de Barros, no centro da cidade.
Para outras informações o telefone de contato da Biblioteca Prof. Fausto Ribeiro de Barros é o 3652-5691. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h.