Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
17 MAR 2019
Qualidade comprovada: Pais avaliam qualidade do ensino nas escolas municipais

No final de 2018, todos os pais e responsáveis com filhos na rede municipal de ensino participaram de uma pesquisa para avaliação institucional de todas as unidades escolares. O resultado é uma ferramenta para planejar melhorias e intervenções necessárias, de acordo com a avaliação dos pais e responsáveis.
Participaram da avaliação todas as unidades escolares, incluindo as Emeis (Escola Municipal de Educação Infantil), Ceims (Centro de Educação Infantil), e Emefs (Escolas Municipais de Educação Fundamental). Além da avaliação dos pais, diretores das escolas, coordenadores pedagógicos, professores e demais integrantes da equipe escolar também participaram da avaliação.
Os pais puderam avaliar, de forma anônima, diversos quesitos, como qualidade do material didático, desenvolvimento da aprendizagem, espaço físico, limpeza, merenda escolar, atendimento da secretaria, coordenação, diretoria, entre outros. A avaliação é um instrumento democrático e participativo que auxilia na identificação das necessidades de cada unidade escolar.
Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental, Mary Felício Bueno, o resultado demonstrou a qualidade do ensino no município de Penápolis. “A avaliação surpreendeu toda a equipe escolar, pois refletiu a visão dos pais sobre toda a estrutura do ensino municipal”, afirmou.

POSITIVO
Um dos pontos positivos destacados nas avaliações foi a qualidade do ensino. “Desde o material pedagógico até o atendimento da equipe escolar tiveram uma avaliação extremamente positiva por parte dos pais. Uma das necessidades apontadas foi a melhoria do espaço físico de algumas unidades. Neste ponto, a secretaria tem procurado resolver os problemas apontados durante o ano letivo”, explicou a coordenadora.
A secretária de Educação, Neide Ferlin Assami, acrescentou que a avaliação é fundamental para guiar as prioridades da secretaria.
“Com a avaliação, podemos verificar quais ações deram resultado positivo e devem prosseguir, e quais pontos precisam de mais atenção do poder público”, destacou a secretária.
As avaliações serão realizadas anualmente para o planejamento do ano letivo seguinte. “As avaliações também são uma forma de os pais participarem da vida escolar de seus filhos, apontando falhas, pontos a serem melhorados, projetos que deram certo e o atendimento da equipe escolar”, contou Neide.
“Esperamos que ao final do ano letivo de 2019, os pais participem ativamente da vida escolar de seus filhos. Seja participando das reuniões de pais, no contato direto com a equipe e, agora, nas avaliações institucionais. Esta participação é fundamental para melhorar ainda mais a qualidade do ensino municipal”, concluiu a secretária de Educação.